Nota de Esclarecimento - Acidentes na área do Parque Arqueológico do Gogô

Mariana,
20 de Maio de 2015

A Prefeitura de Mariana vem a público esclarecer que não fomenta, não divulga, não incentiva e não recomenda nenhuma visita ao local conhecido como Parque Arqueológico do Gogô, região que se estende da estação ferroviária de Passagem de Mariana até o povoado da vila Gogô.

Trata-se de uma área de mineração, encosta íngreme onde houve intensa exploração de lavra subterrânea, com imensos volumes de material estéril na superfície e cavas ou minas abaixo do nível do solo, além de perfurações verticais profundas (sarilhos) que não oferece nenhuma segurança à visitação. Não há acesso adequado às minas e nem identificação dos riscos (deslizamentos, animais peçonhentos, desabamentos, etc).

O local foi definido no Plano Diretor como área de preservação com a finalidade de se evitar a ocupação humana (construção de moradias) que viessem a contribuir com acúmulo de águas na calha do córrego do Canela e preservar reminiscências de antigas construções existentes, motivado por ação judicial que persegue o mesmo propósito.

Não foi criado ou implementado nenhum parque aberto à visitação naquele local, que continua sendo propriedade privada da Companhia Minas da Passagem. Aqueles que organizam passeios ao local, naturalmente conhecem os riscos da atividade e devem assumir a responsabilidade sobre a segurança das pessoas que acompanham.

Na dúvida, visite a Mina da Passagem, onde há um serviço turístico seguro e adequado a quem quer viver a aventura da mineração do século XVIII.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook