Nova drenagem pluvial no São Geraldo

Itabirito,
22 de Junho de 2012

Comunidade espera que ações de recuperação não cessem num dos bairros mais castigados pelas enchentes de Itabirito

A Prefeitura Itabirito dá início, em junho, à implantação de nova rede de drenagem pluvial no bairro São Geraldo, também conhecido como Vila Alegre, onde, a cada chuva intensa, os moradores sofrem com inundações e prejuízos. A obra executada pela empreiteira Fixar Serviços e Engenharia conta com a colocação de 460m de tubulação de diâmetro de 0,400mm a 0,600mm, recuperação dos meios-fios e bocas de lobo. Visa resolver os problemas corriqueiros de entupimento e alagamento nas ruas Cristovão Militão, Lígia Vidal e Dr. Baeta Costa. A comunidade reconhece a importância da obra, mas aguarda ansiosa a chegada de novas melhorias de infraestrutura.

O morador da Rua Cristovão Militão, Vandir dos Santos, diz que o bairro está atento em torno de novas medidas de prevenção, uma vez que a próxima estação chuvosa preocupa a todos. “É uma obra importante e um alento a nós moradores, mas ainda é insuficiente para prevenirmos. Necessita-se também da pavimentação asfáltica, da coleta de esgoto, da limpeza e desassoreamento do rio Itabirito”, afirma. Essas ações, segundo o morador, “já teriam sido anunciadas pela Prefeitura durante uma reunião recente entre a comissão do bairro e o prefeito Manoel da Mota, o secretário de obras, Edison Delano, dentre outros representantes da administração”.

Outro morador que está esperançoso com as ações é Valter Fernandes de Almeida, da Rua Dr. Germano Costa. “A gente fica ilhado com as chuvas. Esperamos que as ações não sejam paliativas e lentas, mas resolvam definitivamente os problemas do bairro”, diz. Em relação ao desassoreamento e limpeza do rio, a Prefeitura de Itabirito espera fazê-lo em parceria com a mineradora Vale, por meio de um equipamento especial conhecido como Draga, mas ainda não há previsão. Outra expectativa da população é quanto ao investimento de R$ 1,6 milhão (recebidos do governo federal) e às possíveis soluções levantadas durante a Audiência Pública da Assembleia de Minas (ALMG), realizada em fevereiro, na Câmara de Itabirito. As obras da nova rede de drenagem no São Geraldo têm previsão de término em 60 dias.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook