“Nova” ETA do Jardim Botânico é entregue à população

Ouro Preto,
03 de Abril de 2012

Ouro Preto agora tem abastecimento contínuo e água de qualidade

As obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jardim Botânico, no Passa Dez, foram entregues na tarde de terça-feira, 27 de março. Com a revitalização completa da ETA, Ouro Preto ingressa numa nova fase nas políticas públicas de saneamento básico, solucionado problemas crônicos de abastecimento, sobretudo na parte alta da cidade, que agora também conta com água de qualidade. A estação recebeu novos e modernos equipamentos, urbanização, iluminação externa e o laboratório físico-químico, transformando-se numa estação completa, à altura das demandas atuais da cidade. A ETA do Jardim Botânico já opera com uma vazão de 60litros/segundo.

A entrega da ampliação e reforma contou com a participação do prefeito Angelo Oswaldo e do vice Dimas Dutra, da superintendente do Semae/OP, Kenny Murta, dos secretários municipais Ronald de Carvalho e Paulo Moraes, do vereador Júlio Pimenta, entre outras autoridades, além de representantes das comunidades atendidas pela estação. “Nós dos morros sabemos da importância que esta água tem”, afirma na cerimônia Lenis Jonas Machado, da Associação dos Moradores do São Cristovão. Abastecida pelo córrego do Passa Dez, a ETA também fornece água para o Morro da Queimada, Morro São João, Alto da Cruz, Piedade, Taquaral, Jardim Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes, Veloso, São Francisco, Antônio Dias, parte do Centro Histórico, entre outros bairros de Ouro Preto.

O supervisor de operações do Semae/OP, Adair da Silva, explica que a capacidade instalada da Estação era de 45 litros/segundo. “Esse ganho na vazão representa uma diferença enorme. Além disso, o processo convencional de tratamento garante mais precisão na dosagem e o acompanhamento completo da qualidade da água”, afirma. O tratamento passou a contar com as fases de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. De acordo com Angelo Oswaldo, essa melhoria contribui consideravelmente para a captação, tratamento e distribuição de água na cidade. “A ETA do Jardim Botânico soma forças à Estação de Tratamento do Jardim Botânico. Hoje, quase a totalidade de Ouro Preto tem água constante e de qualidade inquestionável. Investir em água é pensar no futuro”, destaca o prefeito.

A superintendente executiva do Semae, Kenny Murta ressalta que a colaboração da população continua sendo de fundamental importância. “O uso racional da água, sobretudo nos períodos de seca, é garantia de permanente abastecimento”, alerta. O Semae/OP ainda inaugura, esta semana, em Lavras Novas, reservatório de 200 mil litros, e um poço artesiano de 1980 l/h. Além disso, a autarquia e a prefeitura esperam entregar em breve a ETA de Amarantina, o Elevatório de Esgoto do São Sebastião e a reforma da ETA do bairro Vila Alegre, de Cachoeira do Campo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook