Novas políticas de Saúde são definidas para próximos quatro anos

Itabirito,
07 de Julho de 2017

10ª Conferência de Saúde também definiu conselheiros para biênio 2017-2019

Com participação de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e representantes do governo, a 10ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nos dias 30 de junho e 01 de julho, no IFMG Itabirito. O encontro teve o objetivo de avaliar a política de saúde no município e definir as diretrizes para nortear os serviços nos próximos quatros anos. Na ocasião, também foi realizada a eleição dos conselheiros titulares e suplentes que vão atuar no Conselho Municipal de Saúde na gestão 2017-2019.

A conferência deste ano teve o tema “Financiamento do SUS e a importância do autocuidado” com o objetivo de discutir os impactos da Emenda Constitucional 95, que limita os gastos públicos do governo federal nos próximos 20 anos, e a importância do cidadão assumir parte da responsabilidade de se manter saudável. “Precisamos sensibilizar a população para lutarmos juntos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que está em momento de fragilidade com a limitação dos gastos públicos. A previsão é de que os investimentos federais em saúde caiam consideravelmente para os próximos anos. Por isso, é importante que cada um faça sua parte na prevenção de doenças”, salientou o vice-prefeito e secretário de saúde, Wolney de Oliveira.

O prefeito Alex Salvador participou da abertura do evento e elogiou os serviços prestados pela pasta na cidade. “Itabirito está desenvolvendo um excelente trabalho na área de saúde, principalmente considerando o atual momento do país, e isso só é possível por termos uma equipe capacitada e comprometida com a população”, disse.

Das 42 propostas, indicadas na conferência e nas pré-conferências, 31 foram aprovadas integralmente ou com alterações e encaminhadas para a Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Elas farão parte das diretrizes do próximo Plano Municipal de Saúde e também comporão o Plano Plurianual (PPA) que terá vigor entre 2018 e 2021.

Saúde como direito universal

A palestra que norteou os trabalhos em grupos foi proferida pela superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Maria da Ajuda Luiz dos Santos e teve com o tema “Saúde como direito universal. Desafios: financiamento e cuidado”.

Na oportunidade, ela ressaltou o destaque da saúde da cidade. “Posso dizer que Itabirito é um dos poucos municípios que está conseguindo manter todos os serviços da saúde ativos, uma rede básica potente, uma gestão eficiente e a promoção de práticas saudáveis”, afirmou.

Conselho Municipal de Saúde

Durante a conferência também foi realizada a eleição dos membros que participarão do Conselho de Saúde no biênio 2017-2019. Foram eleitos 16 conselheiros efetivos, sendo oito representantes dos usuários, quatro dos trabalhadores, três membros do segmento governo e um representante dos prestadores de serviços, e 16 suplentes na mesma proporção.

“O SUS é de extrema importância para toda a população, até mesmo para quem tem convênio particular. Por isso, é fundamental a participação de todos na discussão das políticas e diretrizes”, afirmou a conselheira reeleita no segmento usuário, Selma da Silva Clemente.

A mesa diretora será eleita na primeira reunião do conselho, que será realizada ainda em julho.

Novas políticas de Saúde são definidas para próximos quatro anosNovas políticas de Saúde são definidas para próximos quatro anos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook