Novo comandante da PM diz que turismo e combate a assaltos são prioridades

Ouro Preto,
15 de Fevereiro de 2012

Major Adriano César Ribeiro assume o 52º Batalhão da Polícia Militar

Autoridades militares e civis participaram na terça-feira, 7, da cerimônia de Passagem de Comando do 52 º Batalhão de Polícia Militar, no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto. O tenente coronel PM Daniel Castelo Branco, que esteve um ano à frente da corporação e teria se transferido para a reserva, repassou o comando ao major PM Adriano César Ribeiro Araújo. O novo comandante tem entre os seus desafios a redução da violência, estruturação da polícia, nova sede do Batalhão, combate às drogas e aos assaltos e as medidas de segurança voltadas para o turismo. “Chama-nos muito a atenção o grande número de joalherias em Ouro Preto, por isso, priorizaremos a implantação de mediadas auto-protetivas junto à comunidade. Além disso, prepararemos a Polícia Militar para o período da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, principalmente pelo fato de Ouro Preto se figurar como principal destino turístico de Minas Gerais. Temos muito trabalho pela frente”, destaca.

O novo comando já prevê, para os próximos meses, a implantação do Programa “Polícia e Família”, no qual 32 homens, uma base comunitária, uma viatura e uma moto atenderão ocorrências relativas exclusivamente à família. “Comandar o 52º Batalhão será a maior missão de minha carreira militar. Esperamos maximizar a redução dos índices de violência na região dos Inconfidentes e trabalhar em prol da paz social em parceria com os diversos entes públicos e a sociedade organizada”, destaca o major, que recebeu a incumbência com honras militares da comandante da 3º Região da PM, Coronel PM Claudia Romualdo. Ela salienta que essa transferência é um processo natural dentro da Polícia. “Após mais de 30 anos de dedicação à instituição, o tenente coronel Castelo Branco deixa um grande exemplo de competência e austeridade. Temos a absoluta certeza que terá um substituto à altura, pois o major Adriano tem um histórico de valorosos serviços prestados à PM e à sociedade”, afirma a oficial.

O prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo frisa que espera uma ação sistemática do major frente ao crescente aumento da violência. “Em Ouro Preto e Minas Gerais houve um recrudescimento da violência, por isso, esperamos uma ação determinada do novo comandante, pois precisamos estar na linha de frente no combate à criminalidade”, considera o prefeito, que esteve na cerimônia ao lado de diversas autoridades da Região dos Inconfidentes. “O Batalhão com certeza continuará em boas mãos”, diz o presidente da Câmara de Mariana, vereador Geraldo Sales, o Bambu.

Natural de Belo Horizonte e aos 39 anos, major Adriano César Ribeiro teve seu nome escolhido devido às posições de destaque que ocupou na carreira, entre elas a de assessor militar da Auditoria Geral do Estado, ajudante de Ordens da chefia de gabinete militar do governador, diretor de Comunicação Social da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, diretor de RH do Gabinete Militar do Governador e comandante da 6 º Cia Especial do 1º Batalhão de Belo Horizonte, cargo que ocupara até a nomeação para assumir o Batalhão que abrange as cidades de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook