Novo Horizonte reclama de desleixo da administração municipal

Itabirito,
30 de Julho de 2012

Os moradores do bairro Novo Horizonte, região da parte alta de Itabirito, pedem mais atenção e cuidado do poder público municipal. Eles reivindicam medidas de infraestrutura para sanar problemas já conhecidos. Os mais urgentes referem-se à ausência de rede pluvial na Rua Joaquim Luiz de Faria, do número 407 a 587, a deterioração do asfalto da Rua Professor Diaulas, local de intenso fluxo de veículos, especialmente de ônibus intramunicipais, e o risco de acúmulo de terra num córrego de uma das nascentes da localidade, agravado pela construção de um loteamento nas proximidades do bairro.

O morador Vilmair Antunes teme as consequências de uma eventual inundação desse córrego, o qual passa no fundo de sua residência. “A água da chuva contribui para trazer a terra lá de cima (loteamento) e assorear o córrego, colocando em riscos os moradores e as residências da Rua Felipe dos Santos, Joaquim Luiz de Faria e Professor Diaulas. É urgente uma obra de canalização”, aponta. Já afundamentos no asfalto contribuem para represamento de água, aparecimento de trinca nas moradias e desgaste da tubulação da rede. “Na Rua Felipe dos Santos o asfalto cedeu e estourou o cano da rede de esgoto. Ainda não fizeram os reparos necessários enquanto o esgoto corre a céu aberto”, alega Walter dos Santos Vieira.

Já Renato Lourenço Serra cobra providências quanto à remoção de terra que se encontra na porta de sua casa. “Aqui é também ponto de ônibus. Já realizei os encaminhamentos necessários na Prefeitura, mas nada de retirar a terra, na qual já está brotando”. Para o vice-presidente da Associação Comunitária, Carlos Alberto Lage, os problemas se arrastam há tempos. “Nossas ruas estão cheia de buracos, falta meio-fio, limpeza e manutenção. O Novo Horizonte está esquecido há oito anos”.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, há previsão de três melhorias no bairro. “A operação tapa-buracos e os recapeamentos que se iniciaram na terça-feira (24) chegarão em breve ao Novo Horizonte. Já a obra de drenagem pluvial na Rua Joaquim Luiz de Faria encontra-se licitada e atualmente em fase de elaboração de projeto, que será executado pela Fixar Engenharia”, informa Ludmila Mol, diretora de obras da Secretaria. Ela completa que “em função da complexidade das ações e demandas, fora solicitado à empresa Conservasolo Engenharia, ganhadora da licitação de Contenção, a elaboração de um projeto de contenção para o final da Rua Felipe José Dos Santos, mas esse projeto ainda se encontra em fase de elaboração. Vale ressaltar que o loteamento deve ser fiscalizado para verificar se drenagem existente no loteamento está de acordo”, finaliza.

Novo Horizonte reclama de desleixo da administração municipal - Foto de Eduardo MaiaNovo Horizonte reclama de desleixo da administração municipal - Foto de Eduardo Maia
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook