O programa Trilhas de Ouro Preto promete diversão aos visitantes

Ouro Preto,
20 de Abril de 2012

No próximo dia 5 de maio, os distritos de Glaura e de São Bartolomeu recebem o projeto Trilhas de Ouro Preto (TOP), organizado pelo Instituto Trilhas de Cultura (ITC). A programação será realizada durante todo sábado, e os participantes poderão se aventurar nas trilhas e, depois, deliciar-se com a comida e música regionais.

O TOP é um projeto-piloto que começa com sete trilhas demarcadas em Glaura e apropriadas para caminhantes, ciclistas e cavaleiros. Os caminhos-pilotos são públicos e já estão demarcados, com indicação de tempo previsto, distância, declividade, pontos de água e descanso, além de coordenadas para o uso de GPS.

Estima-se que, em 36 meses, o TOP irá abranger todos os distritos de Ouro Preto, demarcando cerca de 60 trilhas, com, aproximadamente, 1.500km. Além disso, está sendo organizado um sistema de pernoite em casas de famílias, onde o visitante poderá conviver com os habitantes do local.

O programa começa às 9h30, com lançamento para o público, e continua com caminhadas, cicloturismos e cavalgadas pelas trilhas de todo o município, com orientação sobre os diversos percursos. Após o retorno das trilhas, será oferecido um almoço de confraternização no valor de 20 reais, por pessoa, com bebidas à parte.

Previamente, os interessados podem reservar um cavalo para cavalgada com um guia da região. Os participantes concorrerão a prêmios e brindes, inclusive uma moderna bicicleta dobrável.

Após o almoço, a Orquestra e Coral Medicina da UFMG apresentam, na Igreja de Glaura, o “Glória” de Vivaldi (1741). Em continuidade, todos poderão degustar café com bolo antes do aventureiro Cláudio Moura de Castro falar sobre “Peripécias na Vida e no Mundo”, destacando a importância especial de Ouro Preto no contexto de ecoturismo. À noite, haverá Seresta com os Trovadores de Minas (Cachoeira do Campo), lua cheia e, depois, boa música brasileira e conversa entre amigos na Praça da Matriz.

Esse programa faz parte de um plano da Secretaria de Cultura e Turismo para melhorar uma área praticamente inexplorada em Ouro Preto, o ecoturismo. Além disso, o projeto tem o objetivo de valorizar os 13 distritos de Ouro Preto, além da sede, a antiga Vila Rica.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook