O trabalho desempenhado pela Guarda Municipal de Mariana

Mariana,
25 de Dezembro de 2012

A Guarda Municipal de Mariana - criada através da Lei Complementar 004/2001, conforme os ditames do art. 144, § 8º, da Constituição Federal; bem como o art. 138, § 4º, da Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município, art. 70, IX - tem a função de proteger bens, serviços e instalações municipais, e através do cumprimento destas funções, busca promover e garantir o bem estar social da comunidade marianense.

Dessa forma, os trabalhos desempenhados pela Guarda Municipal de Mariana começam às 7 horas da manhã e terminam às 0 hora. Durante este período, os guardas municipais estão diuturnamente às ruas, distribuídos nas áreas centrais, alguns pontos fixos onde há grande circulação de pessoas, em logradouros e serviços públicos, como policlínicas, Hospital, Prefeitura, Caps, Cria e Recriavida, e nos bairros, garantindo a segurança das pessoas e prevenindo diversos ilícitos penais. A Guarda Municipal também se faz presente nas escolas, tanto da sede quanto dos distritos.

Uma ferramenta importante da Guarda Municipal é a Central de Monitoramento, que possui câmeras instaladas em pontos estratégicos capazes de monitorar todo o Centro, alguns bairros e também as áreas de entrada e saída da cidade, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia.

Dados estatísticos da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Mariana atendeu 389 ocorrências, de janeiro até novembro de 2012. Realizou 19 palestras sobre bullying, alcançando aproximadamente 2.340 alunos em 15 escolas diferentes, além de blitz educativas em datas importantes, como Carnaval, Dia Internacional da Mulher e algumas campanhas de trânsito. Realizou três palestras sobre o uso do cerol e uma palestra sobre “Guarda Municipal e segurança pública”, destacando qual o papel das guardas municipais como agentes de segurança pública.

Além dos trabalhos e dos atendimentos de rotina, a GM também atende diversos ofícios dos moradores dos bairros e dos distritos, além de fazer a segurança da população em eventos públicos e eventos desportivos.

A GM de Mariana recebeu, ainda neste ano de 2012, diversos investimentos estruturais, por intermédio da gestão do Prefeito Roberto Rodrigues, tais como: 03 viaturas novas, 02 motocicletas, 80 coletes balísticos. O Executivo, ainda, enviou para a Câmara Municipal dois projetos de lei que foram aprovados por unanimidade, em que um criou cargos de inspetores, reorganizando a estrutura hierárquica da GM, e o outro é a lei do Auxílio Uniforme, que possibilitou aos GM’s recursos necessários para aquisição contínua de peças do fardamento.

À frente do Comando da Guarda Municipal está a Comandante Letícia Delgado, primeira mulher do Estado de Minas a comandar uma GM. A instituição conta com um efetivo de 70 oficiais, que estão à disposição da população. O telefone da GM é 153.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook