Obra de reestruturação do Coreto foi além de pintura

Mariana,
24 de Agosto de 2012

Tendo como objetivo manter as características originais do Coreto, datado de 1937, as prioridades para com o patrimônio cultural de Mariana foram confundidas. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a situação do Coreto da Praça Gomes Freire, o Jardim, era crítica, a ponto de oferecer riscos aos usuários, com grandes chances de desabamento devido à instabilidade estrutural do monumento.

Foi feito um detalhado estudo de caso com o intuito de recuperar a originalidade do Coreto, recuperar o espaço e possibilitar que fosse melhor utilizado pela população. Toda a pesquisa e os dois meses de obra foram muito além de mera pintura. Tal afirmativa seria desmerecer o trabalho de engenheiros, historiadores e restauradores.

Dentre os problemas detectados pelo IPHAN antes da reforma, destacam-se trincas no piso, que apresentam possibilidade de desagregação e queda, oferecendo riscos à utilização por parte dos usuários; manchas de fungos, musgos, umidades e sujidades em diversas partes do coreto; fiação elétrica exposta no porão do Coreto, associada à presença de materiais inflamáveis depositados em seu interior, oferecendo risco de incêndio; desagregação e perda de material no piso de concreto.

A reestruturação do monumento foi feita de acordo com as seguintes determinações (presentes no projeto de reforma, aprovado por lei): demolição total de concreto armado da laje do piso, já que perdeu suas características estruturais primárias, tendo trincas, exposição de ferragens, que estão em estado avançado de corrosão; retirada de todas as tintas que estão em fase de desprendimento em toda alvenaria e balaústres; transporte de todo material demolido; substituição de toda a fiação, lâmpadas e disjuntores; recuperação das luminárias; recuperação com concreto e argamassa onde houver perda de material em toda balaustrada e guarda-corpos; prospecção de cores feita pelo restaurador para retomar a cor original.

Além destes novos pilares estruturais, a Secretaria de Cultura e Turismo oferecerá à população um espaço de lazer localizado no porão do Coreto. A ‘Brinquedoteca’ está em fase final de planejamento.

Todas as informações referentes à reestruturação do coreto estão abertas ao público, inclusive o relatório do IPHAN e o projeto de reforma. A preocupação primordial dos envolvidos é com a manutenção da cultura e do patrimônio histórico de Mariana.

Obra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pinturaObra de reestruturação do Coreto foi além de pintura
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook