Obras de revitalização do Centro Histórico serão entregues

Itabirito,
03 de Junho de 2016

Itabirito dá mais uma prova de que valoriza a sua história. Serão entregues oficialmente neste mês de junho as obras de revitalização do Centro Histórico do município. No dia 09 de junho, às 20 horas, será entregue a Praça do Rosário e no próximo dia 10 será realizada uma cerimônia para marcar a entrega das intervenções no Matozinhos. Os eventos contarão ainda com a apresentação do Grupo de Seresta Descendo a Ladeira.

Entre as intervenções estão a urbanização de calçadas, revitalização de equipamentos físicos e melhoria na sinalização. Mais do que uma intervenção urbanística, contudo, a revitalização do Centro Histórico é uma demonstração do compromisso da Prefeitura de Itabirito com a cultura na cidade. As obras contemplam a Revitalização, Conservação e Manutenção do Conjunto Paisagístico e Histórico do Matozinhos, Boa Viagem e do Rosário e o investimento foi de cerca de R$500 mil.

A obra é a primeira realizada em Itabirito com recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural (Funpac). Esse fundo é alimentado com verba advinda do ICMS Cultural, que o município recebe do Governo do Estado proporcionalmente à eficiência que demonstra na preservação dos patrimônios histórico, cultural e artístico. Atualmente, Itabirito é a 5ª melhor cidade de Minas Gerais no ranking de arrecadação do ICMS Cultural.

Com o fundo abastecido, a Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo em parceria com o Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Compatri) optaram por investir na revitalização do Centro Histórico. “A revitalização é uma ação efetiva a favor da proteção do patrimônio e da memória de nossa cidade e também vai dar retorno para Itabirito, uma vez que o Centro Histórico revitalizado passa a se organizar como atrativo turístico”, explica o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo Silva.

Alguns números

Nas obras de revitalização foram instalados 32 postes de luz, seis refletores e 51 luminárias solares de jardim. Além disso, cerca de 250 metros quadrados de pavimentação foram feitas. Também foi realizado o plantio de 1,8mil m² de grama e mais de 12 mil mudas de flores foram utilizadas nos espaços históricos.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook