Obras no Córrego do Catete permitem reaproveitamento de sedimentos

Mariana,
11 de Agosto de 2012

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos finalizou a construção de uma bacia sedimentar na montante do Túnel Bala, no Córrego do Catete, onde a intervenção vai servir para que entulhos, galhos e terra provenientes da corrente de água não entrem no túnel, colaborando para que não haja entupimentos e que a manutenção seja mais eficaz. Sempre que o espelho d’água da bacia diminuir, uma máquina, designada pela Secretaria de Obras retirará os sedimentos depositados no local e, uma vez retirados, serão utilizados em outras obras da Prefeitura e também para doações.

O que é bacia sedimentar?

Bacia sedimentar é uma lagoa temporária construída em um local onde houve uma grande construção, para capturar a erosão do solo, que é movimentada durante as chuvas e tempestades. Os resíduos armazenados nesta lagoa podem ser utilizados e reaproveitados em obras civis. A bacia tem a função, também, de proteger a qualidade da água de um riacho, rio, lago ou baía. O solo de sedimentos carregados instala-se na lagoa e fica depositada até sua retirada. Bacias de sedimentos são normalmente usadas em obras de construção de 5 hectares (20.000 m²) ou mais, onde há espaço suficiente. São frequentemente usadas em conjunto com o controle da erosão e outras práticas de controle de sedimentos.

Obras no Córrego do Catete permitem reaproveitamento de sedimentosObras no Córrego do Catete permitem reaproveitamento de sedimentosObras no Córrego do Catete permitem reaproveitamento de sedimentosObras no Córrego do Catete permitem reaproveitamento de sedimentos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook