Oficina “Patrimônio e Cidadania”: sensibilização comunitária em São Gonçalo do Bação

Itabirito,
05 de Agosto de 2014

A Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto, ofereceu aos visitantes e, principalmente, à comunidade de São Gonçalo do Bação, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o assunto “Patrimônio e Cidadania”, em oficina realizada nos dias 23 e 24 de julho.

Os participantes da oficina puderam conhecer as origens e os desdobramentos de conceitos como: interpretação de patrimônio, memória, identidade e cidadania, pertencimento cultural, responsabilidade social e leituras da cidade. As questões foram debatidas atentamente entre os oficineiros apaixonados pelas belezas do distrito.

Segundo o ministrante da oficina, arquiteto e professor, Juca Villaschi, o objetivo principal do encontro foi iniciar o contato com a comunidade, a fim de realizar o trabalho de sensibilização de todos para a importância da preservação do patrimônio. “Contamos com cerca de 20 pessoas em cada dia da oficina, e apesar de grande parte ser de famílias que não moram diariamente, mas estão no distrito nos fins de semana e feriados, nós acreditamos na importância do trabalho, pois essas pessoas poderão se tornar agentes multiplicadores de conscientização no local”, explicou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook