Oficina resgata técnicas de pintura do Mestre Athayde

Mariana,
27 de Outubro de 2014

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realiza, em escolas do município a oficina “Athayde manda lembranças”, com o intuito de levar a arte do artista mineiro para as crianças da rede municipal. Além disso, a “Oficina de Iniciação a Douramento e Policromia”, realizada na quarta-feira (22), abriu 20 vagas para os interessados em aprender mais sobre a técnica característica do rococó, estilo sedimentado na Capitania das Minas Gerais entre 1760 e 1840.

As ações fazem parte da Semana de Athayde, evento em comemoração ao aniversário do pintor nascido em Mariana aos 18 dias de outubro de 1762. O artista inovou a arte colonial ornando os forros das igrejas com tons pastéis e alegres, pintando movimentadas e suaves guirlandas, elegantes colunas, e rocalhas.

Segundo o historiador Hudson Martins, a importância de mestre Athayde foi reconhecida primeiramente por seus trabalhos com outro artista mineiro, o Aleijadinho. “No começo do século XX, Athayde começou a ser reconhecido como o companheiro do Aleijadinho em suas obras, principalmente por causa da pintura em São Francisco de Ouro Preto, o supra-sumo das igrejas coloniais para os estudiosos modernistas. Quando esses estudos começaram avançar, confirmou-se que realmente ele era autor de muitas outras obras na região. Então começaram as pesquisas em volta do seu nome, o que comprovou sua enorme contribuição cultural para a região”, explica o estudioso.

A Semana de Athayde acontece para promover a rica cultura da Primaz de Minas. A programação começou dia 18 e se estende até 24 de outubro e conta também com atrações musicais como serestas, retretas e apresentações de corais; exposições e missa. Informações mariana.mg.gov.br

Oficina resgata técnicas de pintura do Mestre Athayde - Foto de Kaio BarretoOficina resgata técnicas de pintura do Mestre Athayde - Foto de Kaio Barreto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook