Oito Estações – Orquestra Ouro Preto faz concerto especial durante feriado em Ouro Preto

Ouro Preto,
18 de Abril de 2014

Com o repertório Oito Estações, Concerto da Liberdade dá início às celebrações dos 14 anos de atividades do grupo

A Orquestra Ouro Preto realiza apresentação no próximo domingo, dia 20 de Abril, em Ouro Preto, às 20:30h, na Igreja São Francisco de Paula, com o tradicional Concerto da Liberdade. Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, e tendo como solistas Ricardo Amado (violino) e Hugo Pilger (violoncelo) – dois dos mais respeitados instrumentistas em atividade no país – o grupo apresenta o espetáculo Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla. A entrada é gratuita. O concerto evidencia, por meio da música, diferentes formas pelas quais o homem experimenta a natureza. Se no passado barroco de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) as estações do compositor italiano remetem a uma postura contemplativa do homem diante das transformações ocorridas na natureza, em Astor Piazzolla (1921 – 1992) a passagem dos quatro ciclos temporais condicionam mudanças na própria experiência humana, interferindo no temperamento, nos modos de agir e pensar do homem contemporâneo e de seu cotidiano marcado, cada vez mais, pela compressão do espaço-tempo. Todas estas características podem ser observadas na escuta de cada um dos movimentos de “Oito Estações”.

A apresentação dá início às comemorações dos 14 anos de história da Orquestra Ouro Preto, em um ano que será marcado pelo registro e lançamento de conteúdo audiovisual. Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla, por exemplo, foi gravado no final do ano passado nos salões do Grande Hotel de Araxá, um dos mais belos cartões postais de Minas Gerais, e será lançado em formato duplo (CD/DVD) na programação da segunda edição do festival Música de Outono – dedicado à música de concerto e câmara realizado pela Orquestra Ouro Preto em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto – que irá reunir, em Ouro Preto, entre os dias 16 e 21 de Junho, grandes nomes da música erudita da atualidade.

Orquestra Ouro Preto – A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e no exterior. Em seu legado, destaca-se também a gravação e o lançamento do disco Latinidades, que no ano de 2007, foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental, a participação da International Beatle Week 2012, onde apresentou uma releitura ímpar de parte das obras dos Beatles, o que resultou em um convite, por parte dos organizadores do evento inglês, para a gravação de um DVD ao vivo na Inglaterra, com circulação em toda a Europa. Recentemente, esteve em turnê por Países e Comunidades de Língua Portuguesa, divulgando a música de concerto latina contemporânea. Desde 2011 é patrocinada pela Petrobras. Atualmente, é patrocinada também pela Gerdau e Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Também conta com apoio cultural da Gasmig e do Instituto Ouro Preto.

Oito Estações – Orquestra Ouro Preto faz concerto especial durante feriado em Ouro Preto - Foto de Nathalia Torres
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook