Onda de manifestações não para em Ouro Preto

Ouro Preto,
31 de Julho de 2013

A via que dá acesso ao distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, e serve de acesso às mineradoras Samarco, Vale, e à cidade de Catas Altas, esteve interditada por manifestantes durante toda a última segunda-feira (22) e também pela manhã da terça-feira (23). A manifestação interditou os dois sentidos da pista. O protesto se repetiu cerca de um mês depois das primeiras manifestações, que resultaram em uma reunião, mas pelo que parece os moradores continuam insatisfeitos.

Os participantes do ato, cerca de 80 pessoas, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, cobram qualidade nos serviços para que possam deixar de recorrer à cidade de Mariana. “Estamos crescendo desordenadamente e depois o governo quer tomar as casas da população dizendo que a situação está irregular”, se referem pessoas da comunidade à imóveis considerados irregulares pela Prefeitura.

A população se diz “esquecida” e reclama também da falta de saneamento básico, transporte, infraestrutura e segurança, de acordo com eles, existem vários casos de prostituição infantil e violência contra mulheres no distrito, mas nada é feito. Ao longo do protesto, cobravam nova reunião com o prefeito José Leandro e com a Promotoria de Justiça.

Em reuniões anteriores, o prefeito já havia garantido o atendimento das demandas da comunidade, como a construção de uma estação de tratamento de esgoto, implementação de uma Unidade Básica de Saúde e de mais uma equipe de Saúde de Família, além de construção de creche, ginásio poliesportivo, casas populares e reforço da segurança. Desta vez, o secretário de Governo, Wanderley Kuruzu, afirmou que as demandas estão sendo cumpridas dentro do prazo estipulado.

Os manifestantes acabaram liberando a pista com garantia de realização de uma nova reunião, que aconteceu na tarde do dia 23 na sede do 52º Batalhão da Polícia Militar. A reunião contou com a presença de representantes da Samarco, Vale, Prefeitura, Ministério Público, Transcotta e Câmara Municipal. No mesmo dia, os representantes da comunidade também visitaram o setor de compras e licitações da Prefeitura, onde tiveram acesso a documentos que provam o andamento das licitações das obras reivindicadas.

Manifestações em Ouro Preto

A sede também contou com manifestações nesta semana. Elas aconteceram na BR-356, onde pneus bloquearam a pista na altura do Bairro Caminho da Fábrica. De acordo com pessoas que estiveram no local, o protesto aconteceu devido à tentativa de reintegração de posse, por parte da prefeitura, de terrenos invadidos no local.

Várias famílias vivem no local há mais de 15 anos e não aceitaram a demarcação de lotes para outras 60 famílias, além disso, há denúncia contra empresas que poluíriam o rio que passa pela região. Durante parte do dia, a Polícia Militar tentou impedir o movimento, e manifestantes chegaram a se deitar na pista. Por volta das 16h o trânsito no local foi liberado.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook