ONG do Morro Santana atende crianças necessitadas e dá exemplo de fé

Ouro Preto,
20 de Outubro de 2013

Um grande auxílio para a comunidade mais carente das cidades são as Organizações Não Governamentais (ONGs) elas não possuem fins lucrativos e fazem diversos tipos de ações solidárias para grupos específicos. Com esse objetivo, de fazer parte da responsabilidade do Estado ou do Município e ajudar grupos excluídos, a ONG Auta de Souza, sediada no Morro Santana, existe desde 1985.

O grupo homenageia Auta de Souza, poetisa norte-rio-grandense que foi conhecida por um romantismo ultrapassado, segundo críticos. A instituição filantrópica foi criada como exercício de fraternidade e de amor inspirado nos ensinamentos de Jesus e buscando a promoção do ser humano como indivíduo e como cidadão. A origem do Auta de Souza veio do Departamento de Assistência Social do Grupo Espírita Evangelho de Cristo, hoje a Organização e o Grupo funcionam de forma independente. A ONG tem sede própria desde 1996.

Em 2004 o Grupo Assistencial Auta de Souza criou o Telecentro Comunitário do Morro Santana, visando promover a inclusão digital de jovens e adultos, qualificação para o mercado de trabalho, além da disseminação da informação entre o público participante. O grupo também produz artesanato para vender e oferece oficinas para crianças, adolescentes e adultos.

O Auta de Souza atende anualmente cerca de 850 pessoas, em especial os moradores do Morro Santana e entorno. As oficinas são baseadas na variedade cultural e em afazeres da tradição ouro-pretana, são aulas de dança, coral, linguagem oral, musicalização infantil e atividades físicas.

O prédio da ONG tem uma quadra esportiva constantemente usada pelas crianças e adolescentes da comunidade como uma opção de lazer e diversão. A infraestrutura ainda conta com uma biblioteca e um acervo infanto-juvenil primoroso. Outra demanda apresentada ao Auta de Souza é referente à alimentação de crianças e adolescentes, por isso, entre uma oficina e outra, a Instituição oferece lanches e almoços de forma alternada.

A principal fonte de recursos para manutenção das atividades do Auta de Souza são as doações da comunidade. A Prefeitura de Ouro Preto, a Universidade Federal de Ouro Preto, o Fundo da Infância e Adolescência e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes são também grandes apoiadores.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook