ONU oferece curso de atualização sobre Gestão do Risco de Desastres

Ouro Preto,
14 de Dezembro de 2013

Em Ouro Preto o curso contou com cerca de 40 participantes

Ouro Preto recebeu parte da equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que oferece cursos de atualização sobre Gestão do Risco de Desastres em diversas cidades do Brasil.

Agentes de Segurança Pública, membros da Defesa Civil e interessados em geral participaram das aulas ministradas pelas palestrantes do Programa, Ana Cecília Moraes Weintraub e Letícia Nulasco Vicente. O curso recebeu também participantes de outros municípios da região, como Mariana, Congonhas, Itabirito, Santa Luzia, dentre outros.

Foram 11 módulos, distribuídos em quatro dias de curso, que abordaram todas as etapas do ciclo de Gestão de Risco. Segundo Ana Cecília, a proposta é promover atitudes de prevenção de desastres constantemente, não só em sua eminência. “Faz parte do conteúdo do curso ressaltar também que a gestão de risco de desastre não é feita só pelo oficial de Defesa Civil, mas sim por toda a comunidade”, completa.

Charles Murta, engenheiro geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, participou do curso e elogiou o Programa: “Essa iniciativa é muito bacana. É sempre muito importante reforçar a consciência e a prática da gestão de área de risco para toda a comunidade. Nós temos um jargão que reforça essa ideia: Defesa Civil somos todos nós”, ressalta. Em entrevista a O LIBERAL, Murta apresentou uma das ações preventivas do executivo municipal nesse sentido, que é o Sistema de Alerta Meteorológico. Com uma classificação intuitiva, o sistema indica qual o risco de desabamento via cores (vermelho sendo o risco mais alto) com base na previsão do tempo para a região. A consulta pode ser feita no site da prefeitura de Ouro Preto, no link: ouropreto.mg.gov.br/alerta-meteorologico

O oferecimento dos cursos de atualização é uma iniciativa do PNUD em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e com a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG) e pretende capacitar cerca de nove mil agentes em todo o Brasil.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook