Ópera também é cultura em Itabirito

Itabirito,
15 de Setembro de 2013

Pela primeira vez na história de Itabirito, o povo teve a chance de assistir a um espetáculo de ópera (música tradicional da Itália) em plena Praça da Estação, na noite de 6 de setembro. Um evento que, a princípio, poderia parecer erudito em demasia foi abraçado de forma veemente pela população da cidade. “Mais um, mais um! Bravo! Bravíssimo!”, gritava a multidão, que lotou o espaço reservado ao público.

E não é para menos, o espetáculo foi encenado pelos italianos do Grupo Amarcord, do Palco Itália, um projeto que visa levar a cultura daquele país para distintas cidades brasileiras.

Na plateia, ninguém menos que a cônsul da Itália em Minas Gerais, Maria Pia Calisti. “A intenção é fazer com que as pessoas conheçam um pouco a cultura do nosso país. Para atrair o público não foram apresentadas óperas pesadas, como de Giuseppe Verdi (autor de Aida). As encenações são humorísticas, as óperas são conhecidas do público e são mescladas com músicas brasileiras”, disse a cônsul, com seu português impecável.

Para o prefeito Alex Salvador, a intenção do espetáculo, que foi trazido pela Prefeitura, foi proporcionar um tipo de cultura que normalmente a maioria não tem acesso. “Eu me senti privilegiado de estar ao lado de pessoas que assistiram a uma ópera pela primeira vez e se encantaram. Esse foi um presente diferenciado que trouxemos para os 90 anos de Itabirito”, disse o prefeito.

Opinião parecida foi dada por Thays Peneda, de 25 anos, moradora do bairro de Lourdes. “Valeu a pena ter vindo. Foi maravilhoso. Itabirito precisa de mais espetáculos assim”, opinou. Para Omar José Oliveira Batista, de 60 anos, morador do Centro, a atriz soprano Susie Georgiardis, do grupo italiano, deu um show. “A voz dela é extremamente espontânea. Parece que ela nem faz força para cantar”, disse.

Um dos pontos altos do espetáculo foi quando os atores desceram do palco para cantar junto com o Coral Canarinhos de Itabirito, que também está em festa, completando 40 anos de existência.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook