Oratório Dom Bosco pode estar com os dias contados

Ouro Preto,
12 de Agosto de 2013

O Oratório Dom Bosco, espaço aberto ao convívio e formação humana de crianças e adolescentes do distrito de Cachoeira do Campo e proximidades, que constitui um espaço de prática de esportes, brincadeiras e atividades sócio pedagógicas para os jovens durante o período que não estão na escola, pode estar com os dias contados. A notícia foi data pelo Padre Guilherme, atual diretor do Oratório, durante reunião com pais dos jovens na quarta-feira (07).

Durante a reunião, o pároco explicou que se trata de uma notícia que lhe causa “profunda tristeza, mas que precisa ser dita, pois não há mais como evitar”. Segundo ele, a direção do Oratório, a Inspetoria D. Bosco (que administra a obra social), e a Prefeitura fizeram incontáveis reuniões desde dezembro, procurando soluções para manter o Oratório funcionando, mas nenhuma alternativa foi encontrada, ao ponto de ser necessário o fechamento da Obra.

A notícia causou revolta para os pais que estiveram presentes na reunião, que se manifestaram indignados, pois o aviso foi dado apenas um dia antes do fechamento do Oratório, então previsto para sexta-feira (9). “A marginalidade, as drogas e o crime estão em todos os lugares, em Cachoeira também! Como que nos avisam um dia antes que nossos filhos estão expostos a todo esse perigo? O que eu vou fazer com meu filho segunda-feira?”, reclamou um dos pais.

Ainda segundo alguns pais das crianças, seria necessário que fossem avisados com antecedência para que pudessem ajudar com alternativas para a manutenção da obra. Responsáveis pelo Oratório responderam que não avisaram os responsáveis pelos jovens antes, pois esperavam conseguir contornar o problema sem que ele se tornasse público.

Alguns vereadores estiveram presentes na reunião e também reclamaram que não foram advertidos em nenhum momento da iminência de fechamento do Oratório. O vice-prefeito, Francisco Rocha, o Chiquinho Xavier, e sua equipe da Prefeitura se pronunciaram e confirmaram a informação de que a Prefeitura de Ouro Preto estava ciente da situação, e tentando remediar de alguma forma o problema, desde o início do ano.

O Vice-prefeito garantiu aos pais preocupados que o Oratório continuará funcionando. Ele disse precisar de paciência por parte da comunidade para que a Administração Municipal resolva os problemas burocráticos que ainda impedem que a Prefeitura assuma a Obra Social, já que, segundo ele, a manutenção do Oratório tem um custo muito elevado e que a primeira vista não coube no orçamento da Prefeitura. “Todos os entraves estão sendo resolvidos”, garantiu.

Chiquinho ainda pediu que os Salesianos se comprometessem a dar continuidade aos trabalhos por mais alguns dias, até que toda a burocracia fosse resolvida. A direção do Oratório, porém, explicou que as suas condições de funcionamento chegaram ao limite.

Oratório Dom Bosco pode estar com os dias contadosOratório Dom Bosco pode estar com os dias contadosOratório Dom Bosco pode estar com os dias contadosOratório Dom Bosco pode estar com os dias contadosOratório Dom Bosco pode estar com os dias contados
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook