Orquestra Filarmônica de Minas Gerais emociona público em Mariana

Mariana,
21 de Julho de 2015

Temperaturas baixas, muita emoção e séries de aplausos marcaram apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na noite de domingo (12), em Mariana. Com recorde de público entre as apresentações que o grupo já realizou na cidade, a orquestra apresentou repertório variado, de Tchaikovsky a “Tico-tico no fubá” e encantou a todos.

Regida por Marcos Arakaki, a Filarmônica de Minas Gerais apresentou na Praça Minas Gerais as composições Eugene Anegin, de Pior Llitch Tchaikovsky, Dança Eslava, de Antonín Dvorák, Sinfonia nº1 em Ré maior, de Sergei Prokofiev, Fantasia sobre Greensleeves, de Ralph Vaughan Williams, O Navio Fantasma, de Richard Wagner, O Quebra-nozes: Valsa das Flores, também de Tchaikovsky e O Guarani, do brasileiro Carlos Gomes, além de um bis que misturou canções de Tchaikovsky com “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu.

O evento teve atraso de 30 minutos, começando às 20h30, por conta da novena de Nossa Senhora do Carmo que acontecia no horário. Aos poucos o público foi preenchendo as centenas de cadeiras distribuídas em frente ao palco, localizado ao lado da Câmara Municipal da cidade, e também colocadas em todo gramado frente à Igreja de São Francisco de Assis. Durante a cerca de uma hora do concerto o público foi chegando e se ajeitando, tomando toda extensão da praça.

Mas a noite não era de expectativa e ansiedades apenas para o público, os integrantes também esperavam muito dessa apresentação. Como no caso do músico Gustavo Garcia Trindade, de Belo Horizonte, que trabalha como técnico na UFMG e toca trompa na Filarmônica desde sua fundação em 2008. “Ainda fico nervoso antes de começarmos, embora seja muito diferente tocar no teatro e ao ar livre. Quando o concerto acontece no teatro, principalmente agora com a nossa sala nova, o público escuta tudo, nos mínimos detalhes. O que não acontece aqui, ao ar livre. Para a programação de hoje faremos o que já fizemos em outras cidades, como Araxá, Uberlândia e Divinópolis. E como está tendo o Festival, esperamos que seja um evento cultural com grande público”, destacou Gustavo.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, compareceu ao evento e destacou sua honra em estar a frente do Executivo Municipal e prestigiando uma apresentação como essa. O secretário de cultura do estado de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, aproveitou para convidar os presentes para a cerimônia do Dias de Minas, em que o governador do estado, Fernando Pimentel, entregará as medalhas para os agraciados.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e é reconhecida como a segunda melhor do país e formada por mais de 80 músicos, entre principais, principais associados, assistentes e substitutos. Para os interessados em saber mais sobre o grupo, sua agenda, concertos e instrumentos, acesse filarmonica.art.br

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook