Orquestra Ouro Preto lança novo disco e assina com maior gravadora de música erudita do mundo: Naxos

Ouro Preto,
10 de Junho de 2016

Latinidade: música para as Américas, reverencia a efervescência cultural do continente americano

A Orquestra Ouro Preto promove o lançamento de Latinidade: música para as Américas. Novo disco da Orquestra mineira, Latinidade sai pelo selo Naxos, com distribuição virtual em todo o mundo. O concerto de lançamento do disco será realizado no próximo dia 12 de Junho, às 11h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, dentro da programação da Série Domingos Clássicos.

Com direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra Ouro Preto, o disco compreende a efervescência cultural das Américas, versando sobre um rico panorama da música no continente, através de sete peças, divididas em 19 faixas.

A entrada para este universo se dá por meio de dois célebres movimentos de Capiba (1904 – 1997), intitulados Toada e Desafio, peça identificada com o Movimento Armorial nordestino, eternizada na trilha sonora do filme Central do Brasil. Procede esta, do maestro e compositor Ernani Aguiar (1950), Quatro Momentos Nº 3, concerto para orquestra de cordas, formado por quatro movimentos que abordam danças típicas brasileiras. Retornando ao universo Armorial, um registro primoroso de Três Peças Nordestinas, de Clóvis Pereira (1932).

Inspirada pela paisagem sonora de Ouro Preto, a Orquestra registra duas peças vinculadas às tradicionais bandas de Minas Gerais: o famoso dobrado Dois Corações, de Pedro Salgado (1890 – 1973) e a Marcha Fúnebre Virgínia. Esta última, obra anônima datada da primeira metade do século XX, comumente executadas pelas bandas de Ouro Preto, durante os atos da procissão de Sexta-feira da Paixão.

O grupo homenageia ainda a música estadunidense, em Pequena Suíte Americana, obra assinada por Mateus Freire (1985). Com três movimentos (The Good na Old Jazz, Amazing Grace e Broadway) que fazem referência a grandes temas do jazz e do negro spiritual.

Encerrando o disco, do compositor e bandoneonista argentino Rufo Herrera (1933), a Suíte Buenos Aires Siglo XX. Das milongas ao nuevo tango, a obra é composta por cinco peças (El Choclo, Mionga del Ángel, La Cumparsita, Adiós Nonino e Libertango) que buscam contar a história do tango.

“O conceito de Latinidade diz da necessidade de pensarmos nossa cultura sob o prisma da diversidade. De certa forma, é isso que almejamos com este novo trabalho”, afirma o maestro, lembrando que Latinidade: Música para as Américas é o segundo volume do disco Latinidade (2007), indicado à época ao Grammy Latino, como melhor disco instrumental.

Música para as Américas foi gravado na Capela de São José dos Homens Pardos e Bem Casados, na cidade de Ouro Preto, dada sua acústica privilegiada e reverberação natural. A produção de gravação, edição, mixagem e masterização ficou a cargo do Engenheiro de Som alemão Ulrich Schneider, com passagens por grandes orquestras mundiais.

Latinidade: música para as Américas, tem o preço sugerido de R$30. O álbum virtual pode ser adquirido no site: www.naxos.com

Concertos para Cordas - Antonio Vivaldi

Além de Latinidade: música para as Américas, a Naxos vai realizar também a distribuição on-line de Concertos para Cordas - Antonio Vivaldi. Lançando em 2014 pela Orquestra Ouro Preto, o disco chamou atenção da gravadora, pelo registro inédito de nove concertos para cordas assinados por Vivaldi (1678 – 1741), em uma gravação dinâmica, vigorosa e cheia de força. Preço sugerido: R$20. O álbum virtual pode ser adquirido no site: www.naxos.com.br

Orquestra Ouro Preto

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como Diretor Artístico e Regente Titular o Maestro Rodrigo Toffolo. Premiada nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do Mundo. Criada em 2000, seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo.

Naxos

Criada pelo Alemão Klaus Heyman em 1987, e com sede em Hong Kong, a Naxos é a maior gravadora e distribuidora de música erudita do mundo.
Série Domingos Clássicos

A Série Domingos Clássicos é uma parceria entre o Sesc Palladium e a Orquestra Ouro Preto. Em 2016, o projeto segue com novidades. Assim, o centro cultural reforça sua missão de realizar ações de formação de público e democratização do acesso, valorizando a música de concerto.

Maestro Rodrigo Toffolo

Doutorando em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Engenheiro Geológico pela Universidade Federal de Ouro Preto, Rodrigo Toffolo estudou regência com o Maestro e Compositor Ernani Aguiar – um dos principais compositores brasileiros em atuação e também um dos grandes pesquisadores de música brasileira.

Membro fundador da Orquestra Ouro Preto, é seu Diretor Artístico desde sua fundação, no ano de 2000, assumindo, em 2007, a Regência Titular do grupo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook