Ouro-pretano na Academia de Letras de Fortaleza

Ouro Preto,
17 de Dezembro de 2012

Nylton Batista, nosso companheiro, na redação do jornal O LIBERAL há quase vinte anos, acaba de conquistar mais espaço no mundo literário. Seu nome foi indicado e aprovado para integrar a Academia de Letras e Artes de Fortaleza-ALAF, na categoria acadêmico correspondente. Sua posse se realizará dia 26 de janeiro de 2013, em Fortaleza-CE, ao lado de outros neoacadêmicos de pontos diversos do país. Ainda surpreso com a honraria, ele a considera presente de aniversário, pois, coincidentemente, a solenidade de posse se realizará um dia após completar 73 anos de vida.

Nylton Batista iniciou carreira literária publicando artigos esparsos em jornais de vida curta, até que em 1982 publicou a 1ª edição do livro “Banda de Música – A Alma da Comunidade” com base em sua vida de integrante de banda civil, há quase 60 anos.

Posteriormente, participou das antologias Contos Brasileiros (Shogun Arte – 1988) e Antologia de Poesias, Contos e Crônicas para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo (Scortecci, 1999). Membro da União Brasileira de Escritores-UBE desde 1999, Nylton Batista publicou em 2010, sob o selo UBE & SCORTECCI, a 2ª edição ampliada e melhorada do “Banda de Música – A Alma da Comunidade” com o qual participou da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, naquele mesmo ano. Em 2011, participou e conquistou medalha de ouro no concurso “Literatura da Natureza”, organizado pelo escritor Paulo de Oliveira Caruso. Já em 2012, tomou parte em coletânea de diversos autores, “Palavras, versos, textos e contextos: Elos de uma corrente que nos une!”, organizada pelas escritoras Isabelle Valladares e Janice França, com o apoio da Associação Internacional de Escritores e Artistas-LITERARTE.

Além de seu trabalho em O LIBERAL, no qual assina a coluna “Ponto de Vista do Batista”, que deve completar a primeira milhar dentro de poucas semanas, idealizou, estruturou e mantém sozinho o informativo cultural OURO PRETO WORLD ouropreto-ourtoworld.jor.br, que acolhe colaborações de terceiros também. É um dos colunistas do site gostodeler.com.br com publicações semanais. Sua mais nova empreitada, no campo das letras, é o Concurso Literário Nacional, tendo como tema a mentira engraçada com desfecho absurdo, cujo regulamento se encontra em festimentira.com. Ele idealizou e coordena o concurso, dentro do “Festival TONICO DE LEMOS da Mentira, também idealizado por si e proposto pela Sociedade Musical União Social. A galeria dos neoacadêmicos, em Fortaleza, pode ser conferida em: academiadeletraseartesdefortaleza.blogspot.com.br

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook