Ouro-pretano participa do Festival Internacional de Escultura em Pedra

Ouro Preto,
31 de Agosto de 2014

Até o dia 7 de setembro, a terceira edição do evento reúne em Minas Gerais artistas do Brasil, Portugal, Equador, Canadá e Itália

Artistas de quatro países, além do Brasil, sendo Ouro Preto e Coronel Xavier Chaves, MG, participam do 3º Festival Internacional de Escultura em Pedra, que é realizado na cidade de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais. O festival segue até 7 de setembro com ateliês abertos, montados em praça pública, proporcionando a troca de experiências entre os artistas locais e os selecionados pelo edital do festival.

Neste ano, o evento conta com uma novidade em relação às outras edições. A Via Crucis, caminho que Jesus fez enquanto se encaminhava à crucificação, é o tema proposto aos escultores participantes. Antes, o tema era livre.

O artista ouro-pretano Fábio Boa Ventura trabalha há mais de 20 anos com a pedra sabão e está entre os seis selecionados para representar a 4ª estação da Via Crucis (Jesus se encontra com sua mãe). Além dele, também estão: David Eduardo Fuzatto, brasileiro (1ª estação - Jesus é condenado à morte); Mario Genaro Tapia Caisaguano, equatoriano (8ª estação - Jesus encontra as mulheres de Jerusalém); Luca Macovino, italiano (9ª estação - Terceira queda de Jesus); VaheTokmajyan, canadense (10ª estação - Jesus é despojado de suas vestes); e Paulo Jorge Tuna Pereira, português (15ª estação - Jesus ressuscita).

No último dia do festival os artistas terão suas esculturas expostas ao público e receberão a premiação de seis mil reais prevista em edital. Haverá também programação especial para o público, com exposição de peças em argila confeccionadas em oficinas e show do grupo Samba de Raiz, a partir das 17h.

A realização do festival é da Prefeitura de Coronel Xavier Chaves, da Associação dos Amigos do Acervo Cultural Geraldo Magela Rodrigues e do Instituto Vertentes, além de contar com o patrocínio do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), da MRS Logística, do Sebrae-MG, da Saint-Gobain e da Bozel. O evento também tem o apoio da Parafuso e Cia e da CCAA.

O crescimento do festival

O Festival Internacional de Escultura em Pedra é realizado em Coronel Xavier Chaves desde 2009. A segunda edição, em 2011, já demonstrou um salto na qualidade dos artistas e no interesse pelo festival, com 150 escultores inscritos de 35 países diferentes. Em 2014, o festival pretende proporcionar ainda mais visibilidade para os artistas locais e oportunidades para o negócio das artes.

Inspiração em Portugal

O 3º Festival Internacional de Escultura em Pedra de Coronel Xavier Chaves é inspirado no tradicional Simpósio Internacional de Escultura em Pedra (Simppetra), que ocorre a cada dois anos na cidade de Caldas da Rainha, em Portugal. A intenção é manter um intercâmbio permanente com a cidade portuguesa, trocando experiências entre os eventos.

Sobre Coronel Xavier Chaves

A cidade da cantaria e das esculturas em pedra possui 3,3 mil habitantes e fica a 16Km de São João del Rey, 9km de Tiradentes e a 170km de Belo Horizonte. Está localizada na Estrada Real e integrante do Circuito Trilha dos Inconfidentes. Além da hospitalidade típica mineira, da rica culinária e da famosa cachaça da região, a cidade é famosa pela cantaria, arte que remonta há mais de oito mil anos no entalhe da pedra para a produção de peças a serem utilizadas nas edificações.

Ouro-pretano participa do Festival Internacional de Escultura em Pedra
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook