Ouro Preto badala os sinos para celebração de aniversário

Ouro Preto,
07 de Julho de 2014

Igrejas de todo o município participarão da homenagem

No dia 8 de julho, dia em que Ouro Preto comemora mais um ano de vida e história, as igrejas da cidade prepararam uma atividade especial para a data. Conhecidos como sineiros, que são os responsáveis pelas badalações, as paróquias tocam os sinos, simultaneamente, para celebrar as festividades do aniversário da cidade em grande estilo.

A já tradicional cerimônia começa sempre às 12h e, por cerca de quinze minutos, traz som e alegria por cada canto de Ouro Preto, que possui 13 igrejas no Cento Histórico.

Sinos, uma paixão histórica

Instrumento sonoro de origem oriental, o sino difundiu-se amplamente pelo mundo cristão ocidental. Os sinos fazem parte do signo da Cristandade. Entretanto, em outras crenças, acreditava-se que os sinos pontuavam os dias dos monges por alguma forma de sinal sonoro. Na chamada para os ofícios divinos os monges deveriam, ao primeiro sinal dado, largar “cada qual o seu trabalho, de modo a estar preparado para quando tocar o segundo sinal”.

Os sinos funcionavam ainda como marcadores temporais, segundo Le Goff, historiador francês, desde os séculos VI e VII, o tempo da Igreja era soado em torres de mosteiros e catedrais e passaram a regular não apenas a vida dos homens da Igreja, mas também dos homens em geral (Le Goff, 1984, p.345).

Ouro Preto badala os sinos para celebração de aniversário - Foto de Nízea Coelho
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook