Ouro Preto: cenário para entrega do prêmio literarte 2014

Ouro Preto,
15 de Janeiro de 2014

Sobre Ouro Preto estarão concentradas as atenções do mundo literário e das artes brasileiro, onde, nos dias 17, 18 e 19, escritores de todos os gêneros e artistas plásticos, de todo o Brasil, estarão reunidos, para a entrega/recebimento do Prêmio LITERARTE 2014. Idealizado e instituído pela LITERARTE (Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos) o Prêmio é uma distinção no âmbito da Literatura e das Artes Plásticas para escritores e obras produzidas, comprovadamente o mais significativo resultado dentre os avaliados nas diversas categorias, destacados em qualidade e importância no cenário regional, nacional e internacional, durante o ano anterior. O Prêmio Literário, a cada ano, tem um patrono ou patronesse, personalidade literária ou das artes plásticas, homenageada e ressaltada por sua importância histórica. Este ano, o Prêmio de Literatura homenageia e tem como Patrono Antônio Francisco Lisboa, conhecido como O Aleijadinho, falecido em 1814. O artista terá um ano de homenagens ligadas ao bicentenário de sua morte. Aleijadinho, o mais brilhante escultor, entalhador e arquiteto do período colonial, é responsável por fazer de Ouro Preto o maior complexo de Arte Barroca no Brasil.

A solenidade se realizará em evento fechado para os homenageados, seus convidados, mídia escrita e televisionada credenciada, em Ouro Preto, cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, dia 18 de Janeiro no Grande Hotel de Ouro Preto. O prédio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, e nesse hotel hospedaram-se grandes personalidades como, por exemplo, o ex-presidente Juscelino Kubitschek. A solenidade integra programação do Final de Semana Cultural (17, 18 e 19 de Janeiro) da LITERARTE, em Ouro Preto, que ainda inclui Lançamentos Literários, Salão de Artes, jantar comemorativo, passeios culturais e históricos, além de show com o cantor Marcos Assumpção. O troféu, personalizado com o nome de cada homenageado, é trabalho em pedra sabão do artesão Milton Santos, também um dos homenageados no evento. A escolha dos homenageados se fez mediante rigorosa análise a cargo de equipe constituída por Conselheiros LITERARTE, observando-se mérito próprio e desempenho. São 59 homenageados, entre artistas plásticos e literatos. Na categoria “Melhores Cronistas” encontra-se o escritor ouro-pretano/cachoeirense e integrante da equipe de redação do O LIBERAL, Nylton Batista. Na mesma oportunidade, Nylton Batista recebe também o “Prêmio Diamonds of Arts and Education”, que lhe foi conferido pela ABRASA (a Casa do Brasil na Áustria) mês de outubro/2013, em Viena/Áustria. Recebem Menção Honrosa Especial: Dyandreia Portugal (jornalista - escritora e artista plástica); Christiane Cavalcanti (presidente da Academia de Letras de Goiás); José Alberto Pinheiro (secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto); Barão Elvandro de Buruty (poeta e escritor reconhecido internacionalmente); Luiz Poeta (poeta, cantor e compositor); Milton Nascimento (poeta, cantor e compositor). Recebem Homenagem especial: prefeito José Leandro Filho e o vice-prefeito, Francisco Rocha Gonçalves.

Para este evento, na área de mídia, a LITERARTE conta com a participação de três jornais impressos: Jornal SEM FRONTEIRAS, O LIBERAL e TRIBUNA DE MINAS (Juiz de Fora), que serão também homenageados por seu desempenho e seriedade com a comunicação e apoio ao desenvolvimento da cultura.

Ouro Preto: cenário para entrega do prêmio literarte 2014
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook