Ouro Preto doa capas protetoras para caixas d’água

Ouro Preto,
27 de Outubro de 2013

Lugares com maior incidência de casos confirmados de dengue terão prioridade

A Prefeitura de Ouro Preto recebeu do Governo do Estado 1.500 capas protetoras de caixas d’água, sendo 500 para caixas de 250 litros, 500 para as de 500 litros e 500 para as de 1.000 litros. As capas serão destinadas a residências em que as caixas estão destampadas e lugares com grande incidência de casos de dengue confirmados.

Foi feito um levantamento pelos agentes da endemia de quais casas precisavam de capas e, em seguida foram entregues 134 capas no distrito de Antônio Pereira entre os meses de setembro e outubro. De acordo com o resultado do levantamento, entre os 101 casos positivos no Município, 48 eram de Antônio Pereira. A equipe de zoonose tem ido constantemente ao distrito praticar ações de coleta de lixo nas casas para conscientizar as pessoas de que a prevenção é a melhor alternativa.

Os próximos destinos das capas são Amarantina, Cachoeira do Campo e Ouro Preto. A prioridade de entrega é para os locais onde houve confirmação de casos da doença.

O Supervisor da Zoonose, Girley de Oliveira Almeida, destaca a importância do cuidado prévio: “Nós preocupamos em prevenir a contaminação da dengue, fazemos campanhas educativas constantemente, contratamos mais agentes para intensificar o trabalho de conscientização, além dos tratamentos diários feitos pelos agentes de endemias”, ressalta.

Em dois meses, cada agente visita em média 800 a 1.000 imóveis. Com permissão do morador, eles verificam caixas d’água, quintais, retiram materiais que acumulam água e lixo entulhado. Quando um recipiente está com larva ou não é possível fazer a remoção manualmente, os agentes fazem o tratamento focal com o larvicida: um remédio para eliminar as larvas. Além desses trabalhos, é feito um levantamento de 10 em 10 casas para obter índices de infestação.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook