Ouro Preto é destaque no plano nacional contra desastres naturais

Ouro Preto,
16 de Agosto de 2012

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, participou do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Risco e Respostas a Desastres Naturais, na última quarta-feira (8), às 10h, em Brasília, junto à presidente Dilma Rousseff e diversos ministros e governadores. O convênio coloca Ouro Preto na dianteira da prevenção de desastres naturais, com apoio direto do Governo Federal.

O programa visa preparar 106 municípios de risco em todo o país para enfrentar permanentemente os desastres naturais. Em Minas Gerais, inclui ainda Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora. Em Ouro Preto, os maiores desafios são os deslizamentos das encostas e as voçorocas na região de Cachoeira do Campo e Santo Antônio do Leite, que ameaçam a segurança dos moradores, no período chuvoso.

Segundo Angelo, a escolha de Ouro Preto se deve tanto à importância da cidade quanto aos problemas geológicos e as medidas efetivas tomadas pela Prefeitura nos últimos anos, consideradas bom exemplo para as demais áreas de risco no Brasil. Ouro Preto ganhou sua carta geológica, implantou inclinômetros, conteve encostas, promoveu a regulação urbana e a proteção de áreas e adotou o planejamento para a expansão e a habitação.

O plano do Governo Federal prevê o mapeamento das áreas de risco e a estruturação de um sistema de monitoramento, alerta e resposta a desastres naturais. O objetivo é proteger vidas, garantir a segurança das pessoas, minimizar os danos decorrentes de desastres e preservar o meio ambiente. Verbas devem garantir mais obras de prevenção, como muros e contenções.

Além de entrar no Plano Nacional, Ouro Preto recebeu 6,1 milhões de reais do Governo Federal, sendo 300 mil para as emergências no começo de 2012. Os 5,8 milhões de reais serão aplicados em obras de recuperação e prevenção, como a reconstrução do Terminal Rodoviário de Ouro Preto, que começa ainda em agosto.

Prefeitura acelera a prevenção

O prefeito Angelo Oswaldo promoveu reunião de trabalho sobre os riscos geológicos. Os secretários Paulo Morais, Gabriel Gobbi, Gever Chagas e Huaman Pinto Coelho acertaram ações com a promotora Luciana Andrade Reis Moreira, o professor de Geologia Romero César Gomes, bem como com Roberto Gomes e equipe do COMDEC e o geólogo da Prefeitura, Charles Romazamu Murta.

Antes mesmo do programa nacional, Ouro Preto já havia adotado iniciativas para diminuir os riscos de desastres. A Defesa Civil (COMDEC) local foi premiada como uma das melhores do Estado, e a Secretaria de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano permite o controle de todas as áreas da cidade, no intuito de orientar o crescimento racional, sem ocupação de áreas de risco.

Outra ação de caráter preventivo foi a elaboração da carta geológica e geotécnica preparada por especialistas da Universidade Federal de Ouro Preto e a instalação de inclinômetros, sensores de inclinação que ajudam no controle de movimentação de encostas. A recuperação das ruas Padre Rolim e 13 de Maio se destacam entre as obras agilizadas.

Ouro Preto é destaque no plano nacional contra desastres naturais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook