Ouro Preto é representada em Mostra de Saúde

Ouro Preto,
01 de Abril de 2014

Evento teve mais de 10 mil participantes de todo Brasil

Na segunda semana de março foi realizada a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília. A mostra envolveu trabalhadores da área da saúde de todo o país para relatar e trocar experiências vivenciadas no cotidiano e em projetos que envolvem a Atenção Básica e Saúde da Família.

A iniciativa do evento propõe aproximar o público dos trabalhadores que apresentam suas experiências em espaços temáticos e em rodas de discussões. O intuito é estimular a participação dos profissionais juntamente com os usuários para relatar suas ideias e posições de forma a beneficiar as práticas de produção nos diferentes contextos da Atenção Básica brasileira.

Ouro Preto apresentou os trabalhos dos profissionais do Programa Saúde da Família de (PSF) de Andorinhas, conduzido pela psicóloga Ivanilde do Carmo Alfenas. Acompanhada pelos agentes comunitários de saúde Fernanda Karine de Souza e Ronan Bartolomeu, Ivanilde apresentou o Projeto Qualidade de Vida Psicológica e também o Projeto Alimentar da mãe nutriz e do bebê, criado em parceria com o Programa de Ensino pelo Trabalho - PROPET/ Saúde da UFOP.

De acordo com a psicóloga, mais de 10 mil participantes estiveram presentes e cerca de quatro mil relatos foram enviados de todas as regiões do país. “Este foi um grande espaço de intercâmbio de experiências e reflexão para a melhoria do cuidado na Atenção Básica, principal ponto de contato dos usuários com o SUS”, afirma.

Com esta experiência, Ivanilde acrescenta que a presença no evento foi de “extrema valia para os funcionários da prefeitura, onde pudemos ter contato com experiências do Brasil inteiro em busca de novas estratégias para lidar com a doença”. A psicóloga valoriza o aprendizado durante a Mostra para elaborar maneiras de englobar a arte, convivência, novas práticas integrativas, recuperação de valores culturais e de origens nas formas de tratar a doença que envolvem a Atenção Básica e a Saúde da Família.

Ouro Preto é representada em Mostra de Saúde
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook