Ouro Preto é representado na Conferência Nacional de Meio Ambiente

Ouro Preto,
27 de Outubro de 2013

O delegado eleito na etapa municipal da Conferência levará as propostas de Minas Gerais à Brasília

A 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que este ano discute a geração e o tratamento dos resíduos sólidos, acontece em Brasília, desde 24 até 27 de outubro. Pela primeira vez, Ouro Preto é representado no evento.

Eleito como delegado na Conferência Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, Pedro Luiz Teixeira de Camargo é mestrando em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental. O estudante representou o Município na Conferência Estadual e será um dos 1.352 delegados que debaterão a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) na Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Segundo Pedro, atividades como esta são de grande relevância para a promoção do debate ambiental em um país onde 80% dos municípios ainda possuem lixões: “Penso que, somente com a parceria adequada entre poder público, sociedade civil e empresariado responsável, conseguiremos buscar o desenvolvimento sustentável que tanto sonhamos, e é nesta linha que vou para Brasília, levar esta reflexão e lutar para que estas parcerias sejam cada vez mais implementadas”, ressalta.

O estudante ainda destaca a atuação da Prefeitura no incentivo a práticas sustentáveis no Município: “É importante ressaltar o apoio que a Secretaria de Meio Ambiente tem dado a esta e outras iniciativas de sustentabilidade como a implantação da Coleta Seletiva em Ouro Preto”, completa.

O tema de debate este ano ganhou relevância após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei 12.305, de 2010, que determina que todos os municípios tenham um plano de gestão de resíduos sólidos para ter acesso a recursos financeiros do Governo Federal e investimento no setor. Assim como nas conferências estaduais e municipais, a conferência nacional terá quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook