Ouro Preto em destaque no Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro

Ouro Preto,
29 de Setembro de 2017

O Mapa do Turismo Brasileiro 2017 divulgado em setembro pelo Ministério do Turismo mostra que a cidade de Ouro Preto está incluída entre os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e se destaca entre os municípios do Circuito do Ouro.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Dentro da metodologia, o mapa se divide nas categorias A, B, C, D, E. As cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Ouro Preto foi a única cidade do Circuito do Ouro que está na categoria B, a qual se concentra o fluxo de turistas domésticos e internacionais e que oferecem melhor infraestrutura. Os demais municípios do circuito se enquadram nas categorias C e D.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o mapa do turismo de Minas Gerais mudou. Foram identificadas 555 cidades com vocação turística em 2017, sendo 276 municípios a mais que no ano passado. E 48 regiões turísticas, oito a mais do que em 2016. No país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

A ferramenta de mapeamento dos municípios possibilita o direcionamento mais eficaz das políticas do setor. A identificação e a classificação das cidades permitem que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região. A atualização periódica do mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançado neste ano para fortalecer o setor de viagens no país que será atualizado a cada dois anos.

Ouro Preto em destaque no Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro - Foto de Samara Araújo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook