Ouro Preto entra de vez em campo para a Copa de 2014

Ouro Preto,
05 de Dezembro de 2011

Conferência Municipal para a Copa de 2014 apresenta propostas com o objetivo de preparar e planejar o município para receber turistas e balizar políticas públicas no setor

Como aproveitar um filão que chegará a uma cidade tipicamente turística e cultural com o maior evento esportivo mundial? A elaboração de um plano de ação e estratégias ante o desafio norteou os trabalhos da “Conferência Municipal para a Copa de 2014”, promovida na terça-feira, 29, no Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto, cuja realização reuniu a rede hoteleira, agentes do turismo da região, autoridades e representantes de instituições do segmento. Os participantes formularam suas propostas e demandas que agora serão apresentadas durante a Conferência das Cidades Históricas de Minas, a ser realizada em 15 de dezembro, em Belo Horizonte.

Para isso, nove delegados – membros do poder público, da classe empresarial e da sociedade civil – foram eleitos para representar a cidade no encontro que reunirá as cidades históricas e Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa/MG). A Conferência Municipal contou com a participação do vice-prefeito de Ouro Preto, Dr. Dimas Dutra, do secretário Municipal de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, do secretário Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gisângelo Machado (Tim), do vereador Flávio Andrade, além da presença da secretária executiva da Associação do Circuito do Ouro, Isabella Rucci, da secretária da Associação das Cidades Históricas, Ana Alcântara e da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Luciene Ribeiro. “A Copa será um momento ímpar para nossa cidade. A Conferência vem para nos preparar, construir e formalizar políticas públicas para Ouro Preto”, destaca o vice-prefeito Dr. Dimas Dutra.

Entre as prioridades elencadas pelos participantes estão a mobilidade urbana, a gestão compartilhada e integrada entre as cidades, a capacitação de recursos humanos, a melhoria na infraestrutura, nos serviços e produtos do trade turístico, com destaque à sustentabilidade da cadeia econômica e na imagem que será “vendida” de Ouro Preto lá fora. Estima-se que a cidade receberá cerca de 700 profissionais de imprensa. “Ouro Preto será em Minas o principal destino turístico e cultural dos turistas da Copa do Mundo. Por isso, temos que nos preparar da melhor maneira, com o objetivo de colher permanentemente os frutos econômicos e sociais do evento, vislumbrando a sustentabilidade desse setor tão estratégico para a nossa economia”, ressaltou o jornalista Mauro Werkema, ao explanar sobre a “Infraestrutura Turística”, um dos eixos temáticos da Conferência.

O secretário Chiquinho de Assis destacou a importância da Conferência Municipal para aglutinar ações e projetos para o municípi. “O encontro soma esforços às ações do município para a Copa de 2104, norteadas pela perspectiva do turismo como atividade econômica e desenvolvimento social, a exemplo do Plano Municipal de Turismo”, frisa. Segundo dados da Secopa/MG, as 12 cidades-sede devem receber mais de 600 mil turistas internacionais, 8 mil profissionais de mídia e 3 milhões de expectadores nos estádios.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook