Ouro Preto exalta independência com a Semana da Pátria

Ouro Preto,
10 de Setembro de 2011

As escolas de Ouro Preto fizeram uma brilhante festa cívica na manhã de quarta-feira, 7, para celebrar o Dia da Independência do Brasil. Com o tema “300 anos de Vila, 300 anos de Memória, 300 de Educação”, a cerimônia coloriu a Praça Tiradentes e fez da cidade da inconfidência mineira a vitrine do patriotismo, da sustentabilidade ambiental, das tradições, da valorização do patrimônio material e imaterial e das personalidades que contribuíram e contribuem para elevar o nome de Ouro Preto.

As escolas entraram na Praça Tiradentes ao som das fanfarras da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade e da Escola Municipal “Professora Juventina Drummond”. Também marcaram presença no desfile as corporações da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, e os atletas do Projeto Esporte e Cidadania da Fundação Aleijadinho, que em novembro, representam Ouro Preto e o Brasil no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim na Inglaterra.

Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, o encontro cívico trouxe temas importantes para a reflexão da comunidade. “Em Ouro Preto, a festa da independência tem um gosto especial em função da importância de nossa cidade para a história e a memória do Brasil. Nossos alunos demonstraram isso com muito brilhantismo e enfocaram temas de suma importância para o passado e o futuro”, destacou o prefeito.

Entre as autoridades presentes estavam o vereador Júlio Pimenta, o vice-prefeito Dr. Dimas Dutra, o secretário de Educação, Júlio César de Oliveira, o secretário de Governo, Antônio de Oliveira, o comandante da Guarda Municipal, Carlos Alberto Mendes e o secretário de Esportes Gisângelo Machado. Neste ano, as atividades da Semana da Pátria também foram comemoradas nos distritos de Cachoeira do Campo e Santa Rita de Ouro Preto. Cerca de 5.600 cidades celebrarão a data pelo país.

Ouro Preto contra as drogas

O feriado da independência também marcou a manifestação dos jovens ouro-pretanos contra as drogas. A “1ª Caminhada Ouro Preto, Felicidade sem Drogas” mobilizou cerca de 100 inscritos pela internet. Caracterizados a título de sensibilizar a sociedade, os participantes realizaram um percurso de ida e volta da Praça Tiradentes ao Morro São Sebastião, despertando a comunidade sobre a importância da independência em relação a problema crônico que cresce e se prolifera entre os jovens.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook