Ouro Preto fora do surto de meningite

Ouro Preto,
29 de Outubro de 2011

Nenhum caso confirmado ou suspeito da doença foi identificado no município. Prefeitura atua preventivamente contra a enfermidade

A suspeita de surto da doença Meningocócica (conhecida como meningite) em Ouro Branco, neste mês de outubro, tem preocupado a população da região. A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Saúde, atua preventivamente. Não foi registrado nenhum caso, confirmado ou suspeito, no município, ou seja, a meningite não atingiu os habitantes de Ouro Preto.

A Secretaria de Saúde, junto à Vigilância em Saúde, designou uma equipe de técnicos da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária para acompanhar e monitorar possíveis ocorrências. Serão realizadas vigilâncias ativas para identificação de casos suspeitos, além de orientações aos moradores, trabalhadores e turistas.

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central. A transmissão se dá de pessoa a pessoa pela via respiratória (saliva ou gotículas de saliva), contato íntimo e/ou diretamente com as secreções da pessoa doente. Os sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal, vômitos, manchas no corpo, entre outros.

Para prevenir a doença, é necessário evitar ambientes abafados, o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas. A orientação é que qualquer pessoa com os sintomas de meningite busque atendimento médico imediatamente. A meningite meningocócica C é uma doença que apresenta índice de cura. Para isso, é fundamental que o diagnóstico seja o mais precoce possível.

A Vigilância em Saúde de Ouro Preto informa, ainda, que a vacina contra meningite meningocócica sorogrupo C está disponível para todas as crianças menores de um ano de idade nas salas de vacinação da Secretaria de Saúde do município.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook