Ouro Preto ganha Museu Caminhos da Fé

Ouro Preto,
01 de Dezembro de 2012

Jacques Boulieu cria novo Museu em Ouro Preto

Ouro Preto ganha mais um importante espaço para resguardar a memória histórico-cultural-artística dos séculos passados. O Município começou o processo de implantação do Museu Caminhos da Fé, que contará com a coleção de arte sacra do francês Jacques Boulieu e da brasileira Maria Helena Boulieu. Para dar início a construção, na próxima sexta-feira (30) às 10h30min, acontece a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Museu com a presença e benção do Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e homenagem ao casal franco brasileiro.

Apresentando um conjunto de objetos de arte sacra que ilustram a expansão da civilização e da fé cristã, o Museu reunirá peças coloniais provenientes dos territórios descobertos pelos navegantes das Américas até as Filipinas. O acervo, que é doação do casal Boulieu, contará com obras diversificadas como esculturas, pinturas, oratórios e pratarias, escolhidas entre as de maior valor artístico, cultural e histórico. A coleção foi adquirida ao longo de 50 anos de casamento do casal Boulieu em viagens pela Europa, Ásia e Américas.

O Museu Caminhos da Fé é uma promoção da Arquidiocese de Mariana, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP). O Instituto Cultural do Divino Espírito Santo juntamente com a Arquidiocese de Mariana, serão responsáveis pela administração. O Museu funcionará no casarão histórico que abrigou o Asilo São Vicente de Paulo, na Rua Padre Rolim, ao lado do Paço da Misericórdia. O local já está em processo de reforma.

O casal Boulieu

Jacques Boulieu viajou pelo mundo como executivo de uma multinacional do ramo da perfumaria, entre as décadas de 50 e 90. Em suas andanças, da Ásia à América Latina, ele se aprofundou em arte sacra e comprou suas primeiras peças numa viagem à Bahia, em 1959. Casou-se com uma pianista, também amante do gênero, Maria Helena, e juntos construíram um grande acervo artístico. O casal decidiu doar mais de mil peças, para constituir o mais novo Museu de arte sacra de Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook