Ouro Preto ganha primeira Farmácia Amiga da Criança

Ouro Preto,
15 de Setembro de 2013

Iniciativa visa estimular a atenção farmacêutica amamentação e primeira infância

A Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Saúde, e o Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno (CIAM) concederam nesta quarta-feira (11) o certificado à primeira Farmácia Amiga da Criança de Ouro Preto. A ação é uma iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) e foi incorporada às ações de incentivo a amamentação no Município.

O certificado foi concedido à farmácia Vívere por estimular a atenção farmacêutica à primeira infância, com ações de incentivo à amamentação e os cuidados na aquisição de produtos farmacêuticos, de acordo com a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeira (NBCAL). Na solenidade, a farmácia assinou o termo de adesão oficial à iniciativa na qual se compromete a criar intervenções contínuas para o incentivo ao aleitamento materno.

Segundo a farmacêutica responsável, Eliana Camargo de Souza, a farmácia vem se comprometendo a trabalhar dentro da perspectiva de saúde que inclui a amamentação como um ponto relevante na saúde da criança. “É importante criar a cultura do aleitamento materno como algo que deve ser de atenção de todos os profissionais da saúde”, explica.

A coordenadora do Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno (CIAM), Cleia Costa Barbosa, explica que a entrega do certificado é o primeiro passo para que outros estabelecimentos também venham cumprir a norma da NBCAL e resoluções da ANVISA referente ao incentivo do aleitamento materno. Ainda segundo a coordenadora, a Secretaria de Saúde e o CIAM entregarão no próximo semestre mais um certificado na cidade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook