Ouro Preto ganha reforço nos projetos de moradia com movimento de habitação

Ouro Preto,
11 de Março de 2015

Com o objetivo de reforçar e mobilizar a comunidade para os projetos desenvolvidos na área de habitação em Ouro Preto, os idealizadores do Movimento Ouro Preto Moradia e Cidadania se reuniram com moradores da cidade na noite da quinta-feira (26) no plenário da Câmara de Ouro Preto.

Desde 2004 o Movimento, que é presidido pelo ex-vereador Wanderley Kuruzu, auxilia e acompanha pessoas de baixa renda a lutar por moradia e até mesmo na busca do apoio municipal com os aluguéis sociais. De acordo com Kuruzu, desde o início o Movimento já ajudou cerca de 500 famílias e agora o objetivo é buscar novas parcerias. “A difícil topografia e a preservação patrimonial da cidade dificultam os trabalhos de habitação no município. Por isso temos que contar com a ajuda de pessoas especializadas que poderão nos auxiliar, garantindo moradia digna e segura a todos”, afirmou Kuruzu.

Na ocasião o ex-vereador destacou os projetos habitacionais do atual governo, que conseguiram entregar as moradias que já estavam em andamento e também outras que já estão sendo finalizadas. Mas Kuruzu destacou a morosidade no processo em todas as gestões, e agora busca agilidade em novos projetos.

O encontrou contou com grande participação popular, muitos dos presentes fazem parte do movimento desde o início e ainda não conseguiram moradia própria. Na ocasião foi montada uma Comissão Permanente, com os idealizadores e representantes de diversos bairros e distritos, que irão acompanhar os próximos projetos habitacionais. “O principal propósito do grupo é montar uma comissão permanente para promover reuniões com os representantes da Caixa Econômica responsáveis pelo programa Minha Casa Minha Vida, juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania do Município para acompanhar novos projetos”, explicou Kuruzu.

O movimento conta, ainda, com o apoio de vários representantes de instituições locais. Durante o encontro, o aluno de Turismo da Ufop, Diogo Nogueira, que também é presidente do Diretório Central da universidade, demonstrou seu suporte para o andamento dos trabalhos. “Nós queremos somar forças com todos os cidadãos. A luta tem que ser de todos. E nós nos colocamos a inteira disposição para alcançar mais essa conquista”, destacou o estudante. O vereador Dentinho da Rádio, que está no movimento desde o início também, ressaltou a importância da participação popular no desenvolvimento dos trabalhos. “O foco do projeto são os ouro-pretanos. É imprescindível a participação de todos, pois os maiores interessados e beneficiados serão vocês”, afirmou Dentinho.

As próximas reuniões serão agendadas de acordo com a disponibilidade dos representantes da Caixa Econômica Federal.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook