Ouro Preto implanta sistema de videomonitoramento

Ouro Preto,
04 de Outubro de 2012

Ouro Preto vai receber um moderno sistema de videomonitoramento. Em breve, o projeto “Guardião Ouro Vivo”, programa que tem como objetivo monitorar pontos estratégicos da cidade por meio de câmeras distribuídas por 24 lugares na sede, chegará à cidade. As câmeras devem estar em funcionamento até dezembro deste ano.

Nesta semana, agentes da Guarda Municipal juntamente com técnicos da empresa responsável pelas instalações, iniciaram a vistoria dos pontos onde serão colocadas as câmeras. Após as inspeções, o projeto começará a ser executado, inicialmente o sistema elétrico e depois instalações das câmeras e microfones. Para o comandante da Guarda Municipal, Alexsadro Nunes de Oliveira, esse projeto atua como uma ferramenta complementar às instituições que compõe o sistema de defesa social. O sistema permite também uma avaliação prévia das denúncias recebidas por telefone, evitando trotes e otimizando o trabalho da defesa civil.

As Câmeras serão operadas por membros da Guarda Municipal que receberão treinamento. As imagens serão transmitidas para uma sala de monitoramento, mas também ficarão à disposição de outros órgãos do sistema de Defesa Social, como Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros.

O programa de videomonitoramento “Guardião Ouro Vivo” tem previsão para funcionar plenamente na cidade em até dois meses, assim que todo o processo de vistoria e treinamento dos profissionais for finalizado. O projeto foi aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança, com recursos repassados pelo Governo Federal, contando com contrapartida da Prefeitura de Ouro Preto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook