Ouro Preto na campanha nacional de combate ao vírus da gripe e do vírus H3N2

Ouro Preto,
20 de Abril de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, do dia 23 de abril até o dia 01 de junho de 2018, a vacina contra o vírus da Gripe e do vírus H3N2 estará disponível em todos os postos de saúde do município, tanto da sede como também dos distritos.

As vacinas são gratuitas e destinadas apenas aos grupos mais vulneráveis: crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos), idosos acima de 60 anos, gestantes de qualquer idade gestacional, mães com até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade, com problemas de imunidade ou portadores de doenças crônicas.

O dia D de imunização acontecerá no dia 12 de maio em todo território nacional.

Nos postos de saúde da sede, o horário da vacinação é das 8h00 às 11h00, e das 13h00 às 16h00. Já nos distritos e subdistritos, o horário de vacinação nos postos de saúde é das 8h00 às 11h, e das 13h00 às 15h00.

É indispensável levar o Cartão de Vacina. Para receber a imunização os portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o CID da doença. Já os profissionais da saúde e professores deverão apresentar crachá ou algum documento que comprove o ofício.

Na rede privada, os laboratórios já estão oferecendo a vacina com os novos vírus recomendados para essa temporada.

Sobre a gripe e a campanha

A campanha nacional de vacinação contra a gripe é realizada todos os anos na segunda quinzena de abril, mês que antecede o inverno, quando o vírus causador da gripe começa a circular com mais intensidade.

O cronograma da campanha de vacinação contra a influenza é adaptado conforme a produção e entrega do imunobiológico, que só começa a ser produzido com a autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS). As doses que serão aplicadas nesse ano no Brasil foram atualizadas, e irão conter a forma do vírus H3N2, que circulou nos EUA em outubro de 2017. Porém, ainda não há confirmação se haverá pareamento entre a vacina e a nova forma do vírus, considerada a mais agressiva dos últimos 13 anos.

O Ministério da Saúde informa que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais e nos aplicativos de troca de mensagens. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.

A transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Casos - Em 2018, até 07 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado.

Em 2017, o vírus influenza A/H3N2 foi predominante no Brasil durante a sazonalidade e foram registrados 2.691 casos e 498 óbitos por influenza; até a SE 14 de 2017 haviam registrados 344 casos de influenza no país, com 59 óbitos.

Tipos de Influenza

O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Ouro Preto na campanha nacional de combate ao vírus da gripe e do vírus H3N2
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook