Ouro Preto participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Ouro Preto,
04 de Agosto de 2013

Agosto Dourado trará ações de orientação e aconselhamento para mães e gestantes

De 1º a 7 de agosto comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Em sua 21ª edição, a semana adota o tema: “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!”. O objetivo da mobilização é incentivar a amamentação, orientar e fortalecer o grupo de gestantes e mães. Em Ouro Preto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno (CIAM) vão desenvolver durante todo o mês (na campanha Agosto Dourado) diversas atividades voltadas para o incentivo à amamentação.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Brandão, o aleitamento materno muitas vezes é prejudicado, como por exemplo, quando algumas mães cumprem pouco tempo de licença maternidade e precisam se dedicar ao trabalho. Sandra ressalta a importância da conscientização e lembra a comunidade que o leite materno é alimento fundamental para crianças com até seis meses de idade, evitando, por exemplo, a desnutrição. “Nós faremos essa semana de acolhimento e conversas com gestantes e mães que estejam alimentando seus filhos, para que se fortaleça esse vínculo entre mãe e filho através do aleitamento materno”, explica.

Entre as atividades durante a Semana, o carro biblioteca da UFOP oferecerá livros que abordam o assunto de diversas formas, desde a questão nutricional até a prática da amamentação no mundo animal. A partir do dia 06/08, terça-feira, o carro biblioteca estará das 14h às 17h, na Rua Alvarenga, na quarta-feira, de 14 às 15h45min na pracinha da Bauxita e de 16h às 17h na creche Colméia. Na quinta-feira, o carro segue para o bairro Santa Cruz, de 14h às 17h, na sexta-feira, das 9h às 12h, no Bairro Piedade e no sábado, na Chapada, também pela manhã.

Outra ação será feita nos Postos de Saúde do Município junto ao grupo de mães e aos atendimentos da Puericultura (especialidade médica que se dedica ao acompanhamento do desenvolvimento infantil). Durante os encontros e acompanhamentos, os membros do Comitê realizarão palestras e orientações às mães e gestantes. Além disso, serão distribuídos broches com laços dourados, símbolo da SMAM, para os profissionais da saúde, junto a Universidade Federal de Ouro Preto, Santa Casa e Banco de Leite.

“Nós buscamos que mais mães amamentem os seus filhos por um tempo maior. Queremos que elas tenham um patamar inicial de vida bem melhor e depois uma introdução de alimentos adequada e, consequentemente, uma população ouro-pretana com mais saúde”, explica a coordenadora do CIAM, Cléia Costa Barbosa. Além da primeira semana, outras ações serão desenvolvidas durante todo o mês de agosto pela Prefeitura e pelo CIAM para a conscientização da comunidade, principalmente de mães e gestantes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook