Ouro Preto pode ganhar Rede de Mobilização Social premiada pela Google

Ouro Preto,
19 de Fevereiro de 2015

Colocada entre as 7 finalistas da Rede Nossas Cidades, Ouro Preto pode ganhar aplicativos, ferramentas e equipe dedicada a aproximar cidadãos das decisões políticas da cidade

A arquiteta e urbanista Adelaide Dias lançou recentemente uma campanha de financiamento coletivo na internet para levantar recursos para fundação da Rede de Mobilização “Minha Ouro Preto”. A jovem é finalista do processo seletivo da Rede Nossas Cidades, uma rede de cidades mobilizadas que já atua desde 2011 no Rio de Janeiro e de 2014 em São Paulo, usando novas tecnologias e novas linguagens para conectar cidadãos que queiram participar mais das decisões sobre o futuro das suas cidades.

Até hoje, cerca de 190 mil pessoas já participaram de alguma ação do Meu Rio ou da Minha Sampa, como são chamadas as redes de mobilização que inspiraram Adelaide Dias a buscar trazer para cá a Minha Ouro Preto.

A Rede Minha Ouro Preto já conseguiu levantar, em apenas 5 dias, mais de 35% dos 6 mil reais necessários para cobrir parte dos custos da fundação. O dinheiro será investido na adaptação das ferramentas da Rede para Ouro Preto, na formação da fundadora em uma residência de imersão com mobilizadores de outras cidades e em um ano de suporte dado pelas equipes de estratégia e tecnologia da Rede, que já conquistaram importantes vitórias no Rio e em São Paulo.

Aprovação da Google Brasil e TED fomentam desejo de mobilização das cidades finalistas

A replicação do modelo que começou em 2011 só foi possível após a Rede Meu Rio conquistar o Desafio de Impacto Social da Google Brasil, que premiou organizações brasileiras comprometidas com a geração de impacto social de forma transparente e efetiva. Com o prêmio de um milhão de reais a Rede pôde iniciar a adaptação da tecnologia e começar a buscar pessoas interessadas em fundarem redes como essa em outras cidades. Além do Google, o modelo já foi destaque no TED Global, evento internacional de empreendedorismo e tecnologia que acontece todos os anos e teve a sua primeira edição no Rio de Janeiro no ano passado.

Agora, para provar suas capacidades de mobilização e a vontade dos ouropretanos de ter uma rede como a “Minha Ouro Preto”, Adelaide Dias, têm pouco mais de um mês para levantar o que falta dos 6 mil reais. Para ser um apoiador dessa ideia e ajudar a financiar essa rede de mobilização basta fazer qualquer doação acima de 15 reais. “Nós não precisamos de muito, precisamos de muitas pessoas que queiramconstruir uma Ouro Preto melhor!”, afirmou Adelaide.

Aqueles interessados em contribuir de algum modo, podem acessar o link: www.catarse.me/minhaouropreto

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook