Ouro Preto recebe exposição sobre Mário de Andrade e Vinícius de Moraes

Ouro Preto,
12 de Julho de 2013

Exposição na Biblioteca Pública retrata o tema amizade nas obras dos autores

A Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto recebe a partir de hoje, 12 de julho, a exposição “No ritmo da poesia: música e amizade em Mário de Andrade e Vinicius de Moraes”. A exposição pretende revelar algumas facetas do trajeto biográfico e artístico dos autores. A abertura acontece às 19h.

Mário de Andrade e Vinícius de Moraes eram dedicados aos amigos e detinham uma visão múltipla, interdisciplinar, do processo artístico. Mário, um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922, incentivou artistas e jovens escritores de todo o país por meio de artigos e de uma rede de cartas que se aproxima da imagem contemporânea do hipertexto. Em 1939, saudava, em crítica, o livro Novos poemas, de Vinicius. Este esteve à frente de importantes movimentos artísticos nacionais, como a Bossa Nova e a segunda geração do Modernismo. O poeta carioca tornou-se parceiro de vários jovens talentos da música brasileira e não viveria sem a companhia constante dos amigos.

Segundo o curador da exposição, Roniere Menezes, “No ritmo da poesia” visa despertar um maior interesse pela produção dos autores, trazendo a ideia de que os laços de amizade podem ser vistos como construtores de instigantes espaços poéticos, sonoros e existenciais. A exposição almeja, ainda, sugerir o quanto a literatura, a música e os ritmos que se desprendem da leitura poética podem abrir novas portas, ampliando nossas percepções sobre a arte, sobre o outro e sobre si mesmo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook