Ouro Preto recebe nova sinalização

Ouro Preto,
09 de Julho de 2015

Placas devem ajudar motoristas e pedestres a traçarem rotas mais eficientes. As mudanças fazem parte dos investimentos do PAC Turismo

Desde 25 de junho, as ruas de Ouro Preto recebem nova sinalização. Placas informativas começaram a ser instaladas com o objetivo de orientar moradores e turistas que circulam pela cidade. Os principais pontos turísticos, incluindo os distritos, também serão sinalizados, de forma que motoristas e pedestres conseguirão traçar rotas mais eficientes e seguras pelo Município. O investimento custou cerca de R$ 550 mil reais e faz parte do programa PAC Turismo, do Governo Federal, que apoia projetos de infraestrutura turística.

“É uma iniciativa importantíssima para Ouro Preto e seus distritos, porque melhora a informação sobre o nosso municipio aos turistas que aqui vêm”, explica o prefeito José Leandro Filho.

De acordo com o diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Gilson Fernandes, o projeto foi elaborado para que as placas sejam adequadas ao cenário histórico da cidade, sem interferir na caracterização dos monumentos, seguindo as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O diretor comenta que “a sinalização turística é um passo importante para a infraestrutura de Ouro Preto”.

Além da instalação de placas convencionais, alguns pontos como a Praça Tiradentes, os Largos de Coimbra, do Pilar, do Cinema e do Rosário, a Estação Ferroviária, o Adro do Antônio Dias e o Terminal Rodoviário irão receber totens informativos com o nome do local, foto, mapa e telefones úteis.

Já no Centro Histórico e nos bairros mais próximos, as placas instaladas serão feitas em ferro fundido. Nos bairros Morro São Sebastião, São João, Sant’ana, da Queimada, Piedade, Vila Aparecida e Taquaral, serão utilizados modelos especiais, devido à presença das capelas, minas e outros pontos turísticos.

“O projeto foi desenvolvido pensando na topografia íngreme e também no traçado sinuoso da cidade, o que dificulta a localização dos monumentos. Assim, o visitante poderá se orientar melhor para atingir o seu destino, traçando rotas preferenciais e mapeando pontos de maior relevância”, afirma Gilson.

Ouro Preto recebe nova sinalizaçãoOuro Preto recebe nova sinalizaçãoOuro Preto recebe nova sinalização
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook