Ouro Preto recebe nova unidade do CRAS

Ouro Preto,
12 de Junho de 2012

Município avança na área de assistência e promoção do indivíduo e da família

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Smac), inaugura no bairro São Cristóvão, no próximo mês de junho, uma nova unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Com a implantação, a SMAC estende sua cobertura, no setor de amparo e proteção básica, para os bairros Saramenha, Bauxita, Pocinho, Vila Operária, Rosário e Vila São José.

As unidades, também chamadas de “Casa das Famílias”, oferecem serviços como Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de Proteção Básica Domiciliar para Pessoas com Deficiências e Idosos. Outra atuação que se destaca na promoção do bem-estar coletivo é o trabalho em grupo que, através de medidas sócio-educativas e terapêuticas, atende, aproximadamente, 1000 famílias por ano.

Em 2011, o distrito de Santa Rita foi contemplado com a criação do 4º CRAS do Município, compreendendo também Lavras Novas e Santo Antônio do Salto. Os outros Centros de Referência estão instalados no bairro Alto da Cruz, na Sede, e em Antônio Pereira e Cachoeira do Campo, atendendo nove distritos.

Com a criação dos CRAS no Município, foi feito um diagnóstico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG), em 2005, que identificou as áreas de maior vulnerabilidade social em Ouro Preto, este fato trouxe a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que trabalha com os serviços de proteção básica.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook