Ouro Preto saiu em primeiro lugar no ICMS Cultural do Estado

Ouro Preto,
06 de Julho de 2012

Ouro Preto obteve o primeiro lugar do Estado de Minas Gerais na pontuação para cálculo do Índice de Patrimônio Cultural (PPC) do exercício 2013. A pontuação premia e destaca o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e sua Secretaria de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto na proteção, manutenção, conservação, preservação, educação patrimonial e controle dos bens culturais do Município.

Com 49,65 pontos, Ouro Preto é seguido pelos municípios de Santa Bárbara - 39,50 pontos e Itabirito – 28,50, permanecendo entre os dois primeiros colocados desde 2006. A elaboração do relatório anual para cálculo do PPC é executada pelos próprios profissionais da Secretaria, através da Supervisão de Proteção do Patrimônio Cultural (Propat) e coordenada pela arquiteta e urbanista Cristina Cairo, especialista em Patrimônio Cultural.

O secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, destacou que o 1° lugar representa um grande reconhecimento ao trabalho e esforço da Prefeitura na preservação do patrimônio cultural. “A boa pontuação proporciona ao Município um reforço significativo em seu caixa, pois cada ponto tem um valor e, do total repassado à Prefeitura, no mínimo 50% são reaplicados em novas ações de educação patrimonial, proteção, manutenção, conservação e preservação dos bens culturais ou paisagísticos, através do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (Funpatri)”, ressalta Gobbi.

No ano de 2011, a Prefeitura de Ouro Preto recebeu, em Brasília, o Prêmio Nacional “Rodrigo Melo Franco de Andrade”, concedido pelo Iphan e conquistado na categoria de Preservação de Bens Imóveis.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook