Ouro Preto se conscientiza da importância do aleitamento materno

Ouro Preto,
12 de Agosto de 2013

Durante os últimos dias, foi lembrado mundialmente a Semana de Aleitamento Materno também em Ouro Preto. Uma semana que é considerada um veículo para promoção da amamentação; apoio e proteção do Aleitamento Materno geraram discussões de conscientização na cidade, a ponto de ser pauta da reunião da Câmara de Ouro Preto.

Cléia Costa Barbosa, do Comitê de Aleitamento Materno, explicou a importância da conscientização sobre a ação na Tribuna Livre da Câmara, além de dar algumas dicas sobre amamentação. Ela explicou que o aleitamento materno é importante por o leite ser indispensável para o bebê, ao ponto dele não necessitar de outro alimento até os seis meses de idade. O leite é forte, nutritivo e com muitos anticorpos.

A mãe que tiver consciência da importância do leite para o bebê tem condição de gerar cada vez mais leite. Quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Além disso, é necessário dar de beber no mínimo quatro copos de água por dia à criança. A mãe deve estar confortável para amamentar o bebê, apoiando pés, braços e costas, a posição do bebê também é importante, ele precisa estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe.

Não é aconselhável usar mamadeira ou chupeta. Quando o bebê experimenta outro bico dentro da boca, ele pode ficar confuso e começar a atrapalhar-se na hora de mamar, isso pode levá-lo a abandonar o peito. Além disso, as mamadeiras e chupetas são difíceis de esterilizar, podendo causar infecções.

O laço dourado da amamentação

Ainda como uma das ações ligada à conscientização da amamentação, foi criado o Laço Dourado da Amamentação. Ele tem um significado especial para o Comitê Interinstitucional de Aleitamento Materno de Ouro Preto. Para eles, os laços representam a criança e a mãe equilibradas em harmonia e simetria, naturalmente unificadas. Entre os laços existe um nó que faz com que eles prosperem, que simboliza o pai, a família e a sociedade. “Na ponta do laço há um futuro, uma esperança em alimentar a vida alegre a saudável da criança”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook