Ouro Preto se mobiliza para a substituição das sacolas plásticas

Ouro Preto,
16 de Agosto de 2012

A comunidade está a caminho de uma nova realidade, que requer mudanças de hábitos: a substituição das sacolas descartáveis comuns pelas sacolas de material compostável / biodegradável. Na quinta-feira, 2, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria das Graças de Melo Ferreira, a Filinha, se reuniu no gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, com a imprensa local e o intuito de divulgar e esclarecer sobre o processo de readequação e as diretrizes da Lei Municipal 653/2011, de autoria da vereadora Crovymara Batalha.

A lei entrou em vigor no dia 14 de junho, mas o município tem 90 dias para se adaptar, ou seja, a partir do dia 14 de setembro, conforme acordado com a Associação Comercial, os estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, prestadores de serviços, entidades da sociedade civil e do poder público devem adotar a sacola biodegradável, que é ambientalmente correta.

Segundo a secretária, durante esse período há um intenso trabalho de conscientização. “Hoje temos um uso indiscriminado das sacolas plásticas, as quais são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Nosso plano de ação compreende campanhas educativas junto ao comércio, escolas e moradores, a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância dessa medida”, afirma. Para Crovymara Batalha, a colaboração dos comerciantes, consumidores e moradores é fundamental nessa causa. “Essa ação vem ao encontro da necessidade premente de redução das sacolas plásticas, mas sua aplicabilidade depende da colaboração de todos, mudanças de atitudes e trabalho conjunto de conscientização”, destaca. A Lei Municipal 653/2011, que está em fase de redação final, prevê multas em caso de descumprimento da medida.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook