Ouro Preto sedia Festival Mimo, um dos mais importantes do país

Ouro Preto,
03 de Julho de 2014

Os instrumentistas Chick Corea e Trilok Gurtu já são atrações confirmadas na 11° edição

Em agosto a cidade patrimônio histórico, com seu belo conjunto arquitetônico será palco de um dos eventos culturais mais importantes do país. Com uma programação totalmente gratuita, Ouro Preto irá receber dos dias 29 a 31 de agosto grandes nomes da música instrumental mundial, pelo 3° ano consecutivo, em mais uma edição do Festival Mimo de Música.

Serão nove concertos entre palcos e igrejas e grandes nomes da música instrumental mundial, como o pianista e compositor americano Chick Corea, com seu novo grupo The Vigil, e o percussionista e compositor indiano Trilok Gurtu, que já estão confirmados como uma das principais atrações para a 11ª edição do Mimo.

Os artistas se apresentam em Ouro Preto e se juntam a um time de importantes personalidades que já passaram pelos palcos em outras edições do evento, como Herbie Hancock, Buena Vista Social Club, Phillip Glass, Madredeus, Chucho Valdés, Egberto Gismonti, entre muitos outros. “Nosso objetivo é pluralidade e qualidade. Procuramos sempre trazer os melhores nomes da música instrumental do mundo para se apresentar no país de forma gratuita e, assim, realizar um trabalho de fomento e formação de plateia. Chick Corea, Jordi Savall e Trilok Gurtu são músicos brilhantes que temos o prazer de receber em nossa 11ª edição”, comemora a diretora artística do evento, Lu Araújo.

Considerado um dos mais influentes pianistas de jazz da atualidade, Armando Anthony “Chick” Corea vai se apresentar no dia 29 de agosto. Ao lado de seu quarteto, o premiado percussionista e compositor indiano Trilok Gurtu se apresenta no dia 31.

Em uma entrevista exclusiva à reportagem do jornal O LIBERAL, Lu Araujo destacou a importância do festival como uma oportunidade do público prestigiar e conhecer o trabalho dos músicos. “O festival tem muitos impactos, não só pela qualidade, mas também pela abertura que ele proporciona ao público. O Chick Corea, por exemplo, não é só a primeira vez no Mimo, mas como também no Brasil. Um show dele hoje deve custar em torno de 100 a 200 euros a entrada, e nós estamos proporcionando esse momento único totalmente gratuito. Não há como não participar”, convida a produtora.

Outro destaque do festival é a apresentação de um dos músicos mais importantes nacional e internacionalmente, Toninho Horta, que está preparando uma apresentação exclusiva para Ouro Preto, que acontece na igreja do Pilar no dia XX.

Além das apresentações musicais, o Mimo conta ainda com o Fórum de ideias, com o objetivo de incentivar e fomentar reflexões amplas em torno do patrimônio cultural. Outra grande atração é a Etapa Educativa, que conta com propostas de aprimoramento musical com workshops, máster classes, oficinas e palestras oferecidas gratuitamente aos alunos inscritos. Os interessados podem se inscrever no site a partir de julho.

O Mimo

O festival é consagrado por receber os maiores músicos instrumentistas do mundo, em apresentações históricas, e chega à sua 11ª edição como o maior festival gratuito de música instrumental do Brasil.

A programação acontece em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças. O Mimo nasceu em 2004 em Olinda, em Pernambuco. Ouro Preto passou a integrar o festival em 2012 e conquistou lugar cativo na programação. “O festival estava consolidado no nordeste e era um sonho meu trazê-lo para o sudeste. Conversando com alguns amigos resolvemos experimentar e foi quando em 2012 trouxemos o festival pela primeira vez para Ouro Preto e para nossa surpresa é um grande sucesso até hoje”, conta Araújo.

Assim como em Ouro Preto, o Mimo prestigia cidades que preservam bens e valores culturais do país, como Olinda, entre os dias 4 e 7 de setembro, Paraty, de 10 a 12 de outubro, e este ano pela primeira vez em Tiradentes, de 17 a 19 de outubro.

As inscrições para oficinas e a programação completa está disponível no site: www.mimo.art.br

Ouro Preto sedia Festival Mimo, um dos mais importantes do paísOuro Preto sedia Festival Mimo, um dos mais importantes do paísOuro Preto sedia Festival Mimo, um dos mais importantes do país
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook