Ouro Preto sedia I Encontro de Educação Integral

Ouro Preto,
05 de Novembro de 2015

Com o objetivo de aprimorar as ações pedagógicas dos trabalhos da educação integral, as Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto e de Ponte Nova, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e da Diretoria de Ensino Fundamental, promoveram o I Encontro de Educação Integral. O evento reuniu 190 profissionais da área no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo.

Do dia 20 ao 22, coordenadores, diretores e professores estiveram reunidos para discutir a educação integral de forma humanista, aberta às diferenças e aos direitos humanos para a construção de relações afetivas e de um mundo melhor e zeloso pela vida. Mostra de atividades pedagógicas de sucesso e também os desafios que os profissionais enfrentam, além do esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e perspectivas para os próximos anos foram abordados durante toda programação. “Foi extremamente proveitoso, pois saímos da nossa rotina, além da importante troca de experiências”, avaliou a Superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto, Crovymara Batalha. “É o primeiro encontro que o estado realiza. Nós fomos presenteados de receber pessoas com uma bagagem tão grande. Esperamos que todo esse conhecimento adquirido possa ser repassado por eles”, destacou a superintendente.

Neuseli Cruz Gonçalves, professora da escola Dr. Mariam da Rocha Teixeira, de Ponte Nova, qualificou o encontro como um “momento de grande aprendizado. A gente volta com muito mais conhecimento e mais vontade de trabalhar”. Já a Supervisora Educacional da Área Pedagógica da SRE de Ouro Preto, Rosane de Almeida Pimenta, afirmou que o evento foi tão proveitoso, que novas ideias já estão idealizadas para os próximos encontros. “Esse com certeza foi o primeiro de muitos que acontecerão, pois a receita do sucesso ninguém tem. Mas trabalhando juntos e trocando ideias, temos muito mais chances de acerto”. A LDB 9394/96 prevê nos artigos 34 e 87 o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de tempo integral, que busca desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. De acordo com Crovymara, muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos.

Para as escolas aderirem a educação integral é preciso se filiar ao Programa Mais Educação do governo federal, que disponibiliza verba para que a escola possa se adaptar a ampliação das atividades. Em Ouro Preto 19 escolas já trabalham a educação integral e em Ponte Nova 29.

Programa Mis Educação

O Programa Mais Educação foi instituído em 2007 e regulamentado em 2010. O objetivo, segundo o MEC, é induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral, nas escolas da rede pública. As verbas são repassadas diretamente às escolas, que possuem autonomia para utilizar os recursos, desde que vinculado às políticas de educação integral.

Ouro Preto sedia I Encontro de Educação Integral - Foto de Michelle Borges
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook