Ouro Preto será sede da maior competição de mountain bike das Américas

Ouro Preto,
08 de Junho de 2018

Prova acontece entre os dias 8 e 10 de junho na UFOP. Melhores atletas brasileiros e diversos da América do Sul estarão na competição

A maior competição de mountain bike das Américas estará em Ouro Preto no Campus Morro do Cruzeiro, na Ufop. A Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) acontece entre os dias 8 e 10 de junho e reúne os principais atletas nacionais, incluindo competidores olímpicos, e diversos atletas latinos. A competição soma pontos para o ranking mundial da modalidade e por isso atletas de outros países buscam a CIMTB Levorin. A seleção da Colômbia e atletas da Argentina e Chile já estão confirmados, além dos principais brasileiros, incluindo Henrique Avancini, atualmente no 3º lugar no ranking mundial. A prova será a primeira no Brasil a contar pontos para o ranking Olímpico de mountain bike, Tokyo 2020. A entrada é gratuita para assistir todas as provas e participar das atividades.

Uma das competições é em formato de Cross Country Olímpico (XCO) na qual a pista tem cerca de 5,7 km, por isso é possível acompanhar os atletas durante todo percurso e conhecer um pouco da técnica utilizada por eles na modalidade. O evento ainda terá o Short Track, uma modalidade na qual a pista tem cerca de 1.5 km e o atleta tem que pedalar durante 25 minutos, mais duas voltas, no percurso. Outra competição é o Desafio Audax Cyclocross Gravel, modalidade que surgiu na Europa e é tendência no Brasil e ainda a categoria E-bike, com bicicletas de pedal assistido.

Além das competições, o evento traz uma feira do seguimento com os principais lançamentos do mountain bike e uma pista de teste ride para que público e atletas possam testar os últimos lançamentos de bikes do setor.

A competição vai reunir mais de 600 atletas, o que movimenta a economia do setor turístico na cidade. Para o organizador do evento, Rogério Bernardes, levar uma das etapas para Ouro Preto será como voltar às origens do mountain bike brasileiro. "Vamos resgatar toda a história e o potencial da cidade em suas intermináveis montanhas desafiadoras e ter ao lado um dos principais focos da história e cultura do Brasil e de Minas Gerais, um museu a céu aberto e Patrimônio Cultural da Humanidade. É uma etapa imperdível para aos amantes do mountain bike", comentou.

Teste Ride

Levar para atletas e público o melhor do mountain bike sempre foi o objetivo da CIMTB Levorin. Por isso, em Ouro Preto entre os dias 8 e 10 de junho, quem passar pelo evento poderá se preparar para testar uma variedade de bikes e se divertir na pista de teste. Para isso, é necessário apenas levar o capacete e apertar o pedal para aprovar as bicicletas que estarão à disposição do público no evento. Bicicletas para Cyclocross e modelos 2018 são algumas das atrações que poderão ser encontradas para teste.

Concurso de Redação e Desenho

Com o objetivo de incentivar a criatividade e o esporte, a CIMTB Levorin em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto realiza o Concurso de Redação e Desenho. Quase 3 mil crianças, das 32 escolas municipais, estão participando da atividade que tem como tema 'Pedalando nas Trilhas do Patrimônio'. Participam do Concurso de Desenho crianças do 4º ao 5º ano e de Redação, estudantes do 6º ao 9º ano. Os alunos serão avaliados pelos professores das escolas e posteriormente pela Comissão Julgadora Municipal que escolherá um ganhador do concurso de desenho e um de Redação. Os alunos escolhidos e os professores responsáveis pelos estudantes ganham uma bicicleta cada um. A premiação será na CIMTB Levorin no domingo às 13h15. De acordo com o organizador da CIMTB Levorin, Rogério Bernardes, incentivar o esporte e a educação está dentro dos valores do evento. "Mostrar o caminho para crianças e adolescentes é uma ferramenta que temos para fortalecer o nosso futuro de forma positiva. Temos histórias de crianças que melhorou a saúde depois de ganhar uma bicicleta na CIMTB Levorin e isso é muito gratificante, porque vemos que estamos no caminho certo", comentou.

Doação de alimentos

Além do viés educacional e esportivo, a CIMTB Levorin também busca colaborar com instituições beneficentes através da doação de alimentos. Isso porque, no ato das inscrições os atletas devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis que são repassados para instituições da cidade. Em Ouro Preto é esperado mais de 1 tonelada de alimentos.

Doação de Sangue

Em busca de incentivar a doação de sangue, a CIMTB Levorin em parceria com a Sense Bike presenteará doadores na segunda etapa da competição. A parceria visa homenagear os doadores no Dia Mundial do Doador de Sangue que é 14 de junho. O evento acontece entre os dias 8 e 10 de junho e 30 doadores serão presenteados com o kit da Sense no stand da marca.

Para participar e ganhar o kit, a pessoa deve apresentar um comprovante de doação de sangue no stand da Sense. O comprovante só é válido caso a pessoa tenha feito a doação nos dois últimos meses. Para doar, a pessoa deve procurar o Hemocentro mais próximo da cidade. A ação foi inspirada no Pedalando pela Vida, passeio ciclístico que acontece para conscientizar pessoas para doação em Gravatal (SC).

De acordo com dados da organização do Pedalando Pela Vida, em 2018 o evento contabilizou mais de 4 mil vidas salvas pela iniciativa dos ciclistas participantes. A ação da CIMTB Levorin será repetida nas etapas de São Paulo e Congonhas junto com a Levorin, Sense Bike, Audax e outros parceiros.

CIMTB Levorin 2018

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e Mineiro.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 23ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike e Audax.

Ouro Preto será sede da maior competição de mountain bike das Américas - Foto de Thiago Lemos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook