Outubro Rosa: Itabirito realiza mutirão de mamografias

Itabirito,
20 de Outubro de 2017

Exames serão realizados até o fim do mês

Como ação especial do Outubro Rosa, mês dedicado ao cuidado da mulher focando na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma parceria com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – Cimesp de Betim para a realização de um mutirão de mamografia.

Os exames, que não terão custo extra para o município, começaram a ser realizados no dia 02 deste mês e vão até o próximo dia 30. No total, 232 mulheres da faixa etária de 35 a 49 anos que já aguardavam o exame farão o procedimento. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, o objetivo do mutirão é atender as mulheres que ainda não fazem parte do grupo prioritário. “Em Itabirito, não há espera para a realização de mamografia em pacientes acima de 50 anos, que formam o grupo prioritário. Portanto, quisemos dar oportunidade para as mulheres mais novas, como forma de aumentar a prevenção da doença”, salienta.

Programação Especial

Também com o objetivo de intensificar as ações de conscientização sobre a doença, a Secretaria de Saúde preparou uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante todo o mês, serão realizadas orientações nas salas de espera e palestras das unidades.

Na semana do dia 22, decretado o Dia Municipal da Conscientização da Luta Contra o Câncer do Colo de Útero, que também atinge um grande número de mulheres, as ações serão ampliadas. Serão realizadas atividades lúdicas, teatro e relaxamento em todas as UBSs com participação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e coordenação de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Confira a programação:

Segunda-feira, 23 de outubro

Orientação em sala de espera e atividades lúdicas em todas as UBSs

Terça-Feira, 24 de outubro

9h – Apresentação de teatro na UBS Nossa Senhora de Fátima

Quarta-feira, 25 de outubro

9h – Apresentação de teatro na UBS Central

14h – Apresentação de teatro na UBS Santa Rita

Horário a definir – Palestra sobre o câncer de mama na UBS Santa Rita

Quinta-feira, 26 de outubro

9h – Apresentação de teatro na UBS São José

Sexta-feira, 27 de outubro

8h – Apresentação de teatro na UBS Vila Gonçalo

Outubro Rosa: Itabirito realiza mutirão de mamografiasOutubro Rosa: Itabirito realiza mutirão de mamografias
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook